Escolhi para mim uma carreira que não encoraja muitas pessoas a seguir. Se você está se perguntando qual é ela já lhe respondo. Professora. Sim, escolhi ser uma educadora, apesar de saber que o mundo anda muito difícil para a educação. Atualmente o professor não tem vez na sala de aula. A maioria não tem controle da sala e nem autonomia no que se propõe a ensinar, mas temos uma grande geração que pretende trabalhar para conquistar mérito algum. Eu sou uma dessas pessoas, assim penso agora.
Não sei o que acontecerá futuramente e, sei muito menos se me decepcionarei. A verdade é que estou indo atrás de um sonho antigo e não me arrependo dessa escolha. Não se pode julgar a educação perdida. Quantos alunos estão esperando para aprender? Quantas pessoas têm um professor que faz a diferença em sua vida? Eu quero ser um desses professores. Alguém que possa ser útil para outra pessoa e não uma pessoa que cruza os braços e espera que tudo mude sem tentar.
Falar que a educação está perdida é fácil, todos fazemos isso. Agora trabalhar para que o quadro mude são poucos os que estão dispostos. Não tenho pretensão de mudar o mundo, mas faço de mim um objeto para mudança ao menos aos poucos a que tiver acesso. Ahh, a indicação de hoje é o livro O Professor e seus sonhos, do autor Antônio Walter Nascimento, lançado pela Editora Baraúna. Não preciso dizer mais nada, não é? Apenas que a educação é que faz a diferença. RECOMENDADÍSSIMO!
Gênero: Educação
Páginas: 564
Formato: 14x21 cm
Peso: 1
ISBN: 978-85-7923-168-1
Páginas: 564
Formato: 14x21 cm
Peso: 1
ISBN: 978-85-7923-168-1
Sinopse: De que é feito o homem? De uma bondade imensa que, eventualmente, pode corromper-se? De uma maldade inata que pode, eventualmente, ser domesticada? Dr. Jeckil ou Mr. Hyde? Tudo faces da mesma moeda! Disse o sábio ao discípulo: “Dentro de nós há dois cães em eterna disputa: um mau e violento, outro bom e leal!” Perguntou então o discípulo: “E qual dos dois vencerá?” Respondeu o sábio: “Aquele que nós alimentarmos!”. A educação é que faz a diferença.
É uma profissão que eu admiro muito, ja tive ótimos professores que me inspiraram bastante.
ResponderExcluirMesmo com a desvalorização que houve nessa profissão nos ultimos anos, o que foi uma pena, ainda há bons exemplos, que fazem a diferença.
E tenho certeza que vc vai ser uma ótima professora, Paula ^^
Eu admiro essa profissão! Não sei se um dia conseguirei dar aulas, mas queria fazer difernça na vida de alguém, pois teve muitos professores que fizeram diferença em minha vida!
ResponderExcluirO livro parece ser maravilhoso!
Já leu "Pais brilhantes, professores fascinantes" de Augusto Cury? É lindo emocionante e cheio de ideias para um pais com mais educadores preparados, recomendo também!
Boas leituras!
Thaís :-D
Eu acredito que a profissão de professor é a única que nunca irá se extinguir.
ResponderExcluirNão importa a época ou a cultura, tudo sempre começa em uma sala de aula.
Esta é a profissão mais honrada.
Bjo
Olá!
ResponderExcluirUau, adorei o livro e o fato de você querer ser professora! É uma profissão desvalorizada, mas muito gratificante!
Abraços e sucesso!
Linda sua declaração de amor à profissão, Paula!
ResponderExcluirADOREI *-*
Espero que você tenha muito sucesso e faça a diferença na vida de muitas pessoas ;D
ótima indicação!
Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~
Minha mãe está louca para eu fazer um mestrado e ser professora, mas no caso é para prof. de universidades... mas sei lá! Acho que eu não daria uma boa professora :/
ResponderExcluirMas admiro quem é professor! :) Principalmente os de colégio..
Esta profissão é maravilhosas, todos os professores que tive foram otimos até hoje tenho contato com alguns. sinto muita falta da minha epoca escolar.
ResponderExcluirNossa, Paula agora que percebi que você tem o mesmo nome e faz o mesmo curso que a minha irmã. O mesmo, mesmo! Porque ela também faz português/inglês. :P Concordo com tudo que você disse. O país só vai para frente com ma boa educação. Admiro muito aqueles que como você querem ser professores e que vão fazer a diferença na vida das pessoas! Deve ser uma sensação muito boa você saber que fez parte da vida de várias pessoas. *-*
ResponderExcluirBeijos
Bruno - minhaestante.com
Adoorei o post *-*
ResponderExcluirapesar de a profissao nao ser mt valorizada é gratificante , neah =D
Espero que você tenha muito sucesso *-*
Em uma dedicatória de um de seus grandes livros, o célebre Augusto Cury,disse: "Como pesquisador da complexa inteligência, não me curvaria diante de nenhuma autoridade política e de nenhuma celebridade, mas me curvaria diante de todos os PROFESSORES e alunos do mundo. São eles que podem mudar o teatro social. São atores insubstituíveis.Dedico humildemente O Código da Inteligência a cada um deles...", não preciso dizer mais nada em relação ao papel e o valor de todo professor que se dedica de corpo e alma em fazer o que faz, né?!
ResponderExcluirUau! Esse livro realmente é sábio! Precisava de um desses, viu?
ResponderExcluirParabéns pela sua escolha, Paula. *-*
ResponderExcluirEspero que tenha muito sucesso na sua carreira e que seja uma boa professora, daquelas que todo mundo gosta de assistir as aulas.
Parabéns Paula exelente escolha.
ResponderExcluirEsse livro é simplismente fantastico.
Bjs e boas festas...
Nossa =0 deve ser incrível esse Livro, para quem quer ser professor então. Eu quero cursar Letras mas para trabalhar em Editora, não para dar aula. Parabéns Paula muito corajosa =)
ResponderExcluirOi, Paula!
ResponderExcluirBem, eu sou professora de inglês, mas em escola de idiomas. Eu acho lindo quem gosta de dar aulas em escolas mesmo... professores dedicados e que têm amor à profissão... admiro muito e queria ser assim. Mas não sou, não.
:(
Beijos!
Adorei a resenha!
ResponderExcluirE vi que ele é grosso, bom pra mim, já que costumo devorar um livro em horas... Pelo menos esse vai custar a acabar.. rsrs
adorei o post.. apesar de muitos ñ valorizarem a profissoão eu a valorizo e muito, sempre tive maravilhosos professores e graças a eles obtive grandes conquistas..
ResponderExcluiro livro com certeza é uma boa pedida ainda mais c este trecho final da sinopse...
Os professores deveriam seu muito mais valorizados do que são hoje; sei (como aluna) que é difícil entrar numa sala com 40 adolescentes sendo que só 5 querem prestar atenção no q vc está falando, é bem complicado. Existem aqueles que desistem e jogam tudo pro alto, e aqueles que valorizam esses 5 alunos que querem prestar atenção. Agradeço muito a esse último grupo.
ResponderExcluirTambém admiro muito essa profissão, já tive ótimos professores, alguns dos quais tenho uma amizade até hoje mesmo tendo acabado a faculdade. É uma profissão de amor e dedicação, sei que vocês sofrem, mas também são muito amados. Parabéns para todos os professores.
ResponderExcluirBjs - Myl@
Eu sou professora e sinto todos os dias o peso de ter feito uma escolha como essa. Minha filha, hoje com 12 anos e uma leitora de carteirinha sempre me diz: "Mãe, por que você escolheu ser professora? Você trabalha tanto, estuda tanto e ganha tão pouco..." Eu não sei dizer, sei apenas que apesar das dificuldades a alegria de ver um adulto dizer para você que aprendeu a ler e que você fez (faz) parte da vida dele é indescritível. Infelizmente alegrias e reconhecimento não pagam as contas e nem enchem o bolso de ninguém...Mesmo assim,seguimos fazendo a nossa parte, porque é na educação que está a diferença, a grande possibilidade de mudança. Parabéns ao Antônio Walter pelo livro. Fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirPaula, primeiro tenho que falar que é muito bom ler um texto de uma pessoa que valoriza a profissão. Parabéns!
ResponderExcluirEu não gostaria de ter essa profissão, mas respeito quem sonha com ela.
Parabéns!
Beijos ;*
Eu também sou professora ensino Educação Infantil. Essa foi uma ótima indicação.
ResponderExcluirCom tanta literatura fantástica rondando nossas vidas e a blogosfera, é tão bom ver um livro técnico e melhor... ligado a área de educação. Valoriza uma profissão são esquecida.
ResponderExcluircheirinhos
Ruddy
Bem o que posso dizer é que alguns professores fizeram a diferença na minha vida, alguns me ensinaram coisas para toda vida, outros me deram conselhos que passo a frente, e claro que sempre temos pessoas que desejam muito aprender, afinal o ser humano é curioso de nascimento, e a curiosidade nos motiva a aprender. Esse livro deve ser uma leitura muito proveitosa.
ResponderExcluirBeijokas elis!!!!
A educação realmente faz a diferença parabéns a todos os professores!
ResponderExcluirRealmente a educação de hoje não é muito valorizada como antes. Mas se esse é o seu sonho, não deixe que isso te influencie a desistir. Como vc mesma disse, vc poderá fazer a diferença para alguém. Ou quem sabe vc seja aquela professora especial de um certo grupo de alunos. :)
ResponderExcluirO importante é sempre o respeito.
Ai, que meigo! Profissão maravilhosa, cujo reconhecimento jamais será bastante, tamanha beleza da arte de ensinar. Lindo, Paula!
ResponderExcluirEssa frase me marcou bastante: “E qual dos dois vencerá?” Respondeu o sábio: “Aquele que nós alimentarmos!”. A educação é que faz a diferença.
ResponderExcluirTb acho q a maneira q somos criados e educados q ajudam definir oq somos e oq faremos das nossas vidas...
Eu ja quis ser professora. Sonho em cursar filosofia , mas me dizem que é coisa de doido.rsrs
ResponderExcluirJa pensei em fzr pós em Literatura. E olha que ainda to no 3° semestre da facul.rsrs
E penso simm em dar aulas, a maioria dos meus professores dizem que eles preferem dar aula do que trabalhar normalmente.
O que falta hj em dia é educação!!
Dar aulas é gratificante, principalmente quando vc encontra alunos dedicados ! è um forma de ver que o trabalho ta valendo a pena!!
Parece ser um excelente livro.
Suas palavras sao cheias de sentimentos, você consegue passar emoçao pra quem lê. Parabéns.
Puxa! Chego a ficar triste quando me deparo com esse assunto; afinal sou uma estudante de Pedagogia desacorçoada com o mundo.
ResponderExcluirQuando entrei para a faculdade de Pedagogia acreditava que se me esforçasse bastante iria conseguir me manter fiel aos meus ideais e não me importaria com a ferocidade do mundo.
Mas (5.0) não sei, ando desanimada, as crianças são lindas, mas são crianças e nós é quem temos de ter calma e paciência; e os pais então? Santo Cristo!
Desabafo 2.0
Até,
Mª Emília