Vocês já devem ter ouvido falar do clássico da literatura brasileira “A Escrava Isaura” do autor Bernardo Guimarães que até virou novela de sucesso na Globo. Agora esqueça todo o bom senso da história, insira elementos bizarros, vampiros e muito ironia por parte do autor.
Antes de conhecer essa versão é necessário saber mais sobre o clássico:
Sinopse do Clássico: Isaura é uma escrava branca, filha de um branco, ex-feitor da fazenda, e de uma escrava negra. Foi criada como se fosse uma filha abastada da senhora a quem servia. Há Leôncio, o único filho do Comendador Almeida, de caráter mesquinho e cruel. Acreditando que Isaura seja uma presa fácil para os seus caprichos, ele a persegue insistentemente. Isaura tenta superar a dor da perda de seu primeiro amor (Tobias) e, com a ajuda de amigos, foge da fazenda assumindo outra identidade, Elvira. Longe da maldade de Leôncio, ela se estabelece em outra região e conhece o abolicionista Álvaro.Jovane Nunes utiliza apenas o básico da obra original, inserindo muito humor e mudando alguns fatos, dando outros rumos a estória.
Isaura é a escrava querida da mãe de Leôncio, que a trata como filha e lhe da uma carta de alforria, alguns dias depois ela morre e Isaura descobre que a carta ainda não tinha sido registrada em cartório, por isso não tem validade.
Leôncio é um vampiro (transformado pelo próprio Drácula em sua viagem pela Europa) bissexual, que sonha em montar um banco de sangue no Brasil. Ele mata um senador, que tem o projeto desse banco de sangue, no navio de volta para o Brasil e casa com a sua filha (para poder seguir os projetos do Senador), Malvina, grande fã de MPB e mulheres em geral.
Estava tudo preparado para a partida quando chegou a bancada do Partido Liberal. Os políticos queriam saber de Leôncio com quanto ele iria contribuir para a próxima campanha eleitoral e se podiam levar logo o dinheiro. O presidente do partido aumentou ainda mais a raiva de Leôncio quando lhe entregou um lindo bordado.Quando o casal chega à fazenda de Leôncio, ambos se apaixonam por Isaura, a escrava branca que tem uma beleza que ninguém consegue resistir. A partir daí Isaura é assediada por ambos, o tempo todo, passa por diversas situações até que foge para Recife.
– Minha esposa ficou encantadissíma com a sua esposa. Outro dia, as duas foram passear de charrete no bosque e, para retribuir, a minha Helena pediu que entregasse esse bordado para a sua dona Malvina.
Em sua nova vida, na “Veneza Brasileira” escolhe um nome falso (Carolina Dieckmann) e conhece seu grande amor, Alváro, o “Rambo brasileiro”, dono da empresa de alhos “Alvaralho”.
Há também Belchior, o corcunda feioso, a principio amigo de Isaura, que depois se torna comparsa de Leôncio e o ajuda na busca pela escrava fugitiva. Tem até o presidente Abraham Lincoln, que também é um ser sobrenatural e aparece do nada, em uma cerimônia, junto com Imperador. Tem várias piadas, o comportamento de Leôncio e Malvina muitas vezes é bizarro.
– Boa Noite! Quem?O autor faz muita piada com o excesso de descrições e demais características da obra, que pertence ao período do Romantismo, que exalta a natureza, a sensibilidade e a beleza.
– Choupana velha, quem está?
– Não tem ninguém aqui não. Mister M desapareceu com as pessoas. Ah, Mister M, senhor de todos sortilégios. Você aí, volte mais tarde. – Malvina fazendo voz de Cid Moreira.
(...) Malvina respondeu jogando uma panela que acertou a cabeça de Leôncio.
– O que é isso? – Esbravejou Leôncio
– Jabulaaaaaaannnnnniiii
Se você quer um livro descontraído, engraçado e despretensioso, para passar o tempo, tenho certeza que vai gostar (e rir muito) com essa obra!
Fiquei com vontade de ler o livro!
ResponderExcluirOlha só.. mais problemas para mim.. a lista só aumenta!
E se o livro for mesmo engraçado, vou querer ler logo! Chega de ler dramas!! rs
Gostei da sua resenha. É bom brincar com os clássicos. Para quem conhece a história da Escrava Isaura como eu,devo rir bastante. Já está na minha lista.
ResponderExcluirBEijo
Eliane (Leituras de Eliane)
Pelos trechos, o livro parece ser bem doidinho, mas deu vontade de ler, pena que o bolso não ajuda a comprar nem jornal no momento.
ResponderExcluirachei muito bizarra a idéia de misturar clássicos da literatura com monstros. tipo, por um lado é legal pra atrair novos leitores pra literatura clássica. mas não sei, estraga um pouco a imagem dos meus clássicos preferidos (como orgulho e preconceito)
ResponderExcluirbeijoquinhas!
Parece interessante... Gostei.
ResponderExcluirEstá virando moda adicionar coisas sobrenaturais aos clássicos? rs
ResponderExcluirParece ser bem legal, gostei
gostei bastaaaaaaaante *-*
ResponderExcluiradorei a capa e a resenha
bjo
goostei do livro , mais não sei se ele vai pode entra para a minha lista de natal , ja´esta enoorme D: hahaha
ResponderExcluirNhé, não me animei, não :X
ResponderExcluirLi Jane Austen, A Vampira e me apaixonei... Isso acabou soando uma cópia ruim >_<
OK, OK.
Darei uma chance, mas quero começar por Dom Casmurro e os discos voadores *-*
Espero me divertir xD
Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~
ahahahah...achei super estranho essa mudança na história, deve ter ficado muito legal, mas nunca li Escrava Isaura "original".
ResponderExcluirTambém gostei da resenha!
ResponderExcluirEsses livros lançados pela Lua de Papel são sensacionais! Quero muito lê-los O/
bj
http://blogbibliomania.blogspot.com/
cara, eu achei essa série 'clássicos fantásticos', da lua de papel, o máximo. quero muito ler todos!
ResponderExcluirIgor
www.SomosCriativos.com
Adorei!!! Sou fã dos clássicos brasileiros e quando há alguma paródia ou estória tipo essa me dá logo vontade de ler!!!!
ResponderExcluirDaniii
Garotas e Livros
Ri um bocado com o novo nome dela... Carolina Dieckmann kkkkk
ResponderExcluirJá ouvi tanto falar desse livro que estou com muita vontade de ler!
Ah, quanto tempo não vinha aqui... Tirei foto do livro que ganhei aqui, tá lá no meu blog se quiser dar uma olhada [só agora tirei a foto, sem tempo mesmo... mas li assim que chegou e amei!). Muito bom O Aleph! Tá todo marcado as frases e ensinamentos perfeitos *-*
Beijos
Fran Moura
http://promocoesnaprateleira.blogspot.com
Hey, tudo bem?
ResponderExcluirTem selinhos pra você lá no blog, dá uma passada: www.the-coolture.blogspot.com
Eduarda,
The Coolture.
Depois de Jane Austen A Vampira tem a Escrava isaura?Da qui a pouco terá Romeu e julieta Vampiros!Rs
ResponderExcluirSeu blog está divino!Brigada por seguir o meu!
Nossa me racheei com a história kkk' não vejo a hora de ter o meu pra ler!! Comédiaa ! adorei shuashuahs beijinhos
ResponderExcluirGeeente.. que loucura! ahuahuahuahuahu
ResponderExcluirA história poarece ser bem legal!! ahuahuhuahua tipo beeeem divertida!!
para c isso gente, minha lista só aumenta...kkkkkkkkk.. po gostei do livro, nunca li a escrava isaura fugia dele na escola meu profs liberava a gente pra leroutros livros então já viu né..mas curti a forma como a historia é tratada...ri muito c os trechos..rrsrsrsrs
ResponderExcluirJa tinha me interessado pela "versão diferente..rs" so falta o dindin, beijos.
ResponderExcluirNossssssaaaaaaa muito nada com nada escrava isaur e vampiro. Eu já li o clássico e nao imagino o q é essa mistura.
ResponderExcluirNossa, achei meio estranho, não sei curtiria ler, o preço tbm não me anima nem um pouco, esse vou deixar de lado.
ResponderExcluireu acho que também vou deixar esse livro de lado
ResponderExcluirSinceramente não sou fã de parodias e tals, mesmo AMANDO vampiros e tals .-. Acho que não gostaria de ler não :T Me frustrei com Opúsculo fazendo parodia xD
ResponderExcluiresse livro deve ser incrível! preciso ler um desses clássicos fantásticos :D
ResponderExcluirhttp://doublethinked.blogspot.com/
kkkkk....nossa essa da Jabulaniiiiii ficou demais....kakakaka...agora fiquei curiosa pelo livro.
ResponderExcluirDeve ser uma loucura, mas acho melhor eu ler a versão original antes, porque depois de me divertir não vou querer ver a versão séria...rsrs....beijokas
Acho legal que as pessoas leiam os dois livros, pois a novela é um sucesso mundial até hoje! De repente a record faz essa nova adaptação!
ResponderExcluirMeio estranho né?!
ResponderExcluirMas não posso julgar sem ler.
Deve ser interessante.
Eu não curto muito essas histórias de vampiros, mas pra quem curte deve ser uma história e tanto! rs
Eu quero toda essa coleção. Loucura pura!
ResponderExcluirAdooorooo'
Eu quero tb toda essa coleção que tao fazendo dessas novas versões dos clássicos... eles parecem muito bons , e esse parece ser incrivelmente engraçado.
ResponderExcluirSabe que eu não tenho vontade alguma de ler esses livros? Sei lá, prefiro ficar com a imagem que tenho desses clássicos, acho bem mais interessante. ;) Mas valeu a dica.
ResponderExcluirBeijos
Adorei a parodia dos clássicos, eu odiava ler eles achava muito chato, o único que gostei foi Dom Casmurro. Quero muito ler eles e comparar com o original, acho que isso é o mais legal
ResponderExcluirTudo bem! Sei da regra básica, não falem mal do livro até terem lido ele.
ResponderExcluirMa, a sinopse e nem a resenha me acenaram para ler, esse verdadeiro frankstein tupiniquim... Sabe tem obras que não adianta por mais que se coloquem novos elementos, não engrena.
Para mim, este é o caso.
Até,
Mª Emília
Misturar os clássicos é sempre uma boa pedida mas é preciso fazê-lo muito bem, senão fica uma coisa meio trash. O livro fica martelando nas nossas cabeças, por causa da novela e imaginar esta história misturada a vampiros dá para ativar a imaginação. Vamos ver se é boa mesmo...
ResponderExcluirNão sou fã da literatura brasileira não, embora já tenha trabalhado muito com ela no colégio e a admiro, assim como seus escritores, mas uma sátira envolvendo ficção, ainda mais vampiros - dos quais eu não gosto em livros, acho que não se encaixaria na minha Wishlist, sorry ;D Mas a resenha estava ótima, com certeza :D
ResponderExcluirEsse livro é muito bom. Comprei ele ao acaso, porque gostei da capa (Sou designer gráfico) e tenho essa mania. rs
ResponderExcluirAcho muito bacana as paródias e esta é realmente muito boa. Agora preciso ler a história original, pois não conheço. =)