Título: RIO
Direção: Carlos Saldanha
Dubladores: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Jamie Foxx.
Duração: : 1h36
Gênero: Animação
Sinopse: Blu (Jesse Eisenberg) é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda (Leslie Mann), com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio (Rodrigo Santoro) entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade (Anne Hathaway). Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.
Ontem assisti RIO (na versão normal, sem 3D) e até agora não sei dizer se gostei, foi um paradoxo.
Como filme infantil RIO cumpre sua tarefa com uma belíssima animação, uma estória que no geral é boa, porque aborda temas como preservação de animais em extinção, trafico de animais silvestres, medos, amor, meninos de rua e etc. Tem toda aquela moral no final que emociona crianças e adultos. Confesso que quase chorei quando Blu foi sequestrado, logo no inicio do filme =x Ele é tãooooo fofinho quando ainda é um filhote.
Mas o que mais me decepcionou foi que por ser produzido por um brasileiro (Carlos Saldanha, o mesmo da série "A era do gelo"), esperava que pela primeira vez iriam mostrar um Brasil mais real e menos esteriotipado, o que não acontece. Aqui todo mundo só pensa em samba, Carnaval e futebol. E até os passarinhos sambam! Fiquei passada com isso.
É bem aquela imagem que vendem para os gringos "vem pra cá que aqui é só festa e ninguém faz mais nada o ano inteiro". Até os macacos são trombadinhas aqui, roubando tudo dos gringos na praia. E do nada, no meio da estória, o povo começa a sambar e rebolar, corta o clima.
Se você não se sente ofendido com essa imagem que passam do Brasil e quer ver uma animação divertida e com bons recursos gráficos, assista RIO.
Trailer:
eu to super afim de ver esse filme pq deve ser super fofinho, e eu adoro desenhos animados, mas já tinha certeza de que seria uma coisa bem americanizada. tanto é que é RIO. Não São Paulo, Bahia, Amazonas...
ResponderExcluiracho que perdi a vontade de ver
ResponderExcluir=/
Estou muito curiosa para assistir a esse filme! Adoro animações, e fiquei com mais vontade ainda quando ouvi falar que era dos mesmos criadores de "A Era do Gelo". É uma pena mesmo que o filme retrate o nosso paaís de tal modo, mas, infelizmente, é essa a visão dos outros países em relação ao Brasil.
ResponderExcluireu queria ver esse filme, pq amo animações e né, os mesmos criadores da era do gelo, então tinha que ser bom.
ResponderExcluirmas pelo visto, vou ter que ir com a mente beem leve pro cinema para nao me estressar com a visão que o pessoal de lá tem daqui... e com filmes desse jeito, ainda que infantis, só fazem propagar esse preconceito =/
Quero muito assistir este filme e quando tiver a venda quero comprá-lo.Adoro os desenhos da Era do Gelo e este parece ainda ser melhor.
ResponderExcluirBjs
Prefiro não assistir pq a visão q eles tem do Rio é totalmente deturpada!
ResponderExcluirDroga, nem quero ver mais! Detesto com todas as minhas forças a visão idiota que eles têm da minha cidade maravilhosa. Nasci e moro aqui desde sempre, e ainda assim detesto samba e o-d-e-i-o carnaval. O povo do Rio não é tão monótono; varia de pessoa pra pessoa. Quem disse que no Japão todos têm que gostar de mangá?
ResponderExcluirAinda não assisti ao filme, mas confesso que fiquei um pouco desanimada ao ler o post, pois critico muito essa ideia que o Brasil passa de Futebol e Carnaval, aí os outros países ficam pensando que mulher brasileira é tudo prostituta quando vai pra Europa, eu fico p da vida com isso. Esperava melhor atitude do Carlos Saudanha.
ResponderExcluirQuero muito assistir esse filme.. muitos amigos meus assistiram e disseram que é muito legal. Mas, como sempre, parece mesmo que mostra um Brasil esteriotipado.. infelizmente. :/
ResponderExcluirSou viciada em filmes, adoro animação e o fato de ser do Carlos Saldanha e sobre a minha cidade maravilhosa só me faz querer mais ainda assitir!
ResponderExcluirMas lendo sua resenha fiquei meio com pé atrás agora, pq eu acho que seria interesante sair desse esteriótipo mesmo.
Acho que terei que ir assistir sem esperar muito disso e apenas para me divertir.
Bjs.
The Lost Girl
Leituras&Fofuras
Como fã assumida de animações eu estou louca para ver esse filme, mas entendo o q vc quer dizer qto à ideia que as pessoas de fora tem do Brasil, sendo sincera eu tbm não gosto, mas já aprendi a não me preocupar, já que quem deveria fazer algo não faz (como os próprios diretores nacionais). De qualquer forma, pelo menos o filme aborda,pelo q pude ver, um país alegre, diferente dos filmes de ação que mostram q aqui é o paraíso dos bandidos. Mas como desenho é desenho, deixo isso um pouco de lado!
ResponderExcluirExcelente post! Até mais!
kastmaker.blogspot.com
Eu não havia me interessado pelo filme. Depois da resenha então, interesse nenhum. Odeio quando estereotipam demais o Brasil, e, pelo visto, eles fizeram a mesma coisa de sempre.
ResponderExcluirBeijo
Sei lá, acho que já me acostumei com a ideia de que só vendem e só pensam que o Brasil é samba, praia, trombadinhas e mulher seminua.
ResponderExcluirGosto de animações, então, quero muito ver este filme.
Gostei do post!
Infelizmente os outros países e principalmente os EUA tem uma visão mais que estereotipada do Brasil. É paradoxal, por que eles trazem as multi-nacionais deles para cá né? Para a terra dos festeiros, dos que não gostam de trabalhar....:(
ResponderExcluirMas acho que vale a pena ver a animação pela qualidade e pela beleza dos personagens. Quero muito ver!
Eu quero muito assistir, pois amo animações, mas já não gostei muito disso, como assim, desde quando agente são sambando e rebolando do nada.
ResponderExcluirAh, eu já não ligo muito pra isso de passar uma imagem dessas do Brasil.
ResponderExcluirSe for para assistir ele é porque eu quero me divertir mesmo!
Então com certeza eu vou \o/
Bjus.
Pareçe ser bem divertido, aborda temas interessantes e mostra coisas boas que temos aqui no Brasil! Com uma animação muito bem feita! Em 3D deve ser muito melhor é claro! Estou animada pra assistir! A resenha, é claro sempre muito boa, beijos.
ResponderExcluirA minha sobrinha de 8 anos tá super afim de ver - mas tem de ser em 3D! Vê se pode!
ResponderExcluirJá para mim, não sou muito chegada em animação...
Mas pelo contexto geral da história é bonitinho para sessão da tarde com um balde de pipoca...
Até,
milaresendes.blogspot.com
Eu estava querendo muito ver esse filme, afinal, é o diretor da Era do Gelo, é brasileiro, e tal... Ainda acho que vou ver, porque eu simplesmente acho muito fofa esse Blu, lindinho demais!, mas fiquei bem chateada quando você falou sobre essa visão "americanizada" das coisas! Como se nós não fizéssemos nada melhor da vida além de sambar, tomar sol e tal? :/ Que decepção, tomara que as outras partes compensem essa!
ResponderExcluirBjs,
Isa ~ Portal dos livros
Ainda estou bem ansiosa para ver o filme deve ser muito fofo!Pena terem mostrado o mesmo Brasil estereotipado de sempre!Decepção...
ResponderExcluirÉ não vai ser fácil mudar a visão do Brasil lá fora já que nossa principal festa é o carnaval os dias em que todos vem de fora para visitar o brasil e participar, e o que eles encontram é festa o que fazer, mas um dia isso vai mudar, porém vai demorar pelo que noto, sobre o filme eu vou assistir afinal é um desenho animado é pra se divertir...o importante o que cada ser humano pensa sobre si mesmo.
ResponderExcluirValeu a dica...beijokas elis!!
Realmente fiquei meia assim, gostaria de ver o filme, mas não gostei muito dessa imagem dos brasileiros.
ResponderExcluirAté parece que aqui é lugar de 'diversão' pra gringos..
Pode ser que eu assista, no dia que passar na tv, tvz..
Uai, caí do cavalo! Por essa eu não esperava! Quer dizer então que vai aparecer o Brasil dos filmes americanos? :(
ResponderExcluirEntão, nunca pensei que o filme fosse mostrar isso. Odeio isso! Enfim, admiro a animação, acho uma das mais perfeitas. Ainda não assisti, mas quero muito! Minha expectativa pra esse filme baixou um pouco depois que li... Aff...
ResponderExcluirEu assisti domingo e adorei! :D
ResponderExcluirRi muito!
Que chato. PQ sempre tem que detonar a imagem do Brasil? Aff.
ResponderExcluirE parecia ser tao bacana...
Perdi a vontade de ver.
Bjs
Eu quero muito assistir "Rio",parece ser um desenho muito lindinho! É, infelizmente temos sempre esse problema da imagem que os gringos criam de nós, isso é muito terrível, eles julgam todos como um só, só pq vivemos no mesmo páis. ;P
ResponderExcluirAh eu gostei da animação no geral! Sim é estereotipado! As músicas não me agradaram muito! Mas gostei do filme, foi divertido até! Adorei o Blu =)
ResponderExcluir