Comecei a ler esse livro em meio a uma “crise” literária, onde nada prendia minha atenção e eu acabei abandonando alguns livros. Quanto mais leio os livros nacionais, mais eles me surpreendem e quebram aquele paradigma de que os internacionais são melhores.
Já havia ouvido falar do livro “Nove minutos com Blanda”, mas não conhecia a estória, só vim a conhecer o livro na palestra do “Novas Letras” na Bienal de São José dos Campos, achei muito legal algumas passagens que a autora citou e fiquei ansiosa pela leitura, que não me decepcionou.
O livro mostra a trajetória de Blanda, uma advogada recém-formada e desempregada, que tem uma mãe doida, um gato chamado Freddy Krueger e um namorado super folgado.
Tudo vai indo de mal a pior na vida dela e ela vive pagando micos por ai. Um dos primeiros mostrados e decisivo para os rumos da trama é quando ela vai ao banco e não consegue passar pela por giratória, vai tirando tudo da bolsa até que tira de lá uma calcinha cor-de-rosa!!! O segurança do banco e todos que estão lá olham disfarçando o riso, e o gerente (lindo!) intervêm deixando-a entrar, ela fica morta de vergonha principalmente pelo fato de o bonitão ter visto a cena.
E para piorar as coisas, a mãe de Blanda e a sua sogra começam a fazer os preparativos para o seu casamento com Max (o namorado folgado), sem consultá-los. Blanda fica perdida, pois não tem certeza se quer mesmo casar com ele, se é esse mesmo o futuro que ela quer escolher.
Ótimo panorama. A minha mãe e a minha sogra planejavam o meu casamento, eu nem sequer sabia se o meu namorado queria se casar comigo e eu não parava de pensar em um cara, cujo o nome eu desconhecia. (...) Decidi dar uma chance para o que é real e tentar esquecer a história de cinema com o gerente de banco baterista. Até porque história de cinema é escrita para cinema e só acontece no cinema. Seria diferente comigo?Nesse meio tempo ela começa a encontrar aleatoriamente com Bernardo (o gerente do banco), passa outros micos e fica pensando muito nele.
É muito fácil de apaixonar por Bernardo e de se identificar com Blanda, ela sofre de todos os dilemas que em algum momento na vida, você mulher irá passar, seja por amor, pela sua carreira ou até mesmo por uma ruga. Destaco a parte dos desastres com tinturas de cabelo, eu também já tive um momento “cabelo laranja” e o trauma foi similar ao de Blanda.
O computador era velho como o resto do meu lar, doce lar. A Internet ainda era discada, daquelas que precisamos fazer uma ligação com o além para conseguir uma conexão com a rede mundial de computadores, mas ainda assim eu não podia reclamar muito, porque funcionava.Diversas reviravoltas acontecem, na vida profissional e amorosa de Blanda, não vou contar mais pois posso deixar passar algum spoiler, mas o livro tem muitas situações engraçadas e sérias.
A narrativa envolve o leitor de modo com que ele sinta as emoções da protagonista. A estória pode parecer muito previsível, mas não é, porque o mais interessante é tudo o que acontece antes de sua resolução.
Não precisava ficar com alguém só pra dizer que tinha um namorado, porque em algum lugar no mundo, que é grande demais, eu sabia que existia uma pessoa para cada outra. E que amar é possível.É muito fácil visualizar esse livro como uma Comedia Romântica de cinema, com muito humor e romance. Fernanda França consegue prender a atenção do leitor com uma narrativa simples, irônica e envolvente. Recomendo muito esse livro, um chick-lit nacional e de qualidade.
A Fê mereceeee \o/ gosto muito dela ♥
ResponderExcluirMuito legal!Os livros nacionais estão cada vez melhores!
ResponderExcluireu ADOROO esse livro. Ri muito, é super divertido! a escrita da Fê é simples e envolvente, impossível não se identificar e não amar a Blanda logo de cara :D eu super imaginei como se fosse um filme! já imaginou, Nove Minutos no cinema??
ResponderExcluirbeijocas
Juny, que linda a resenha! Adorei! Muito obrigada pelo carinho com o meu trabalho e pela atenção aqui no blog. Adorei conhecê-la pessoalmente! Um grande beijo e alegrias! Fernanda França :o)
ResponderExcluirQuero muuuito ler esse livro! Estou quase morrendo de curiosidade pra conhecer a história :D
ResponderExcluirA resenha tá ótima e confesso que foi a melhor das que já li atá agora. O livro parece ser muito engraçado e leve, daria um filme ótimo. Quero ler!
ResponderExcluirAcredito que o tal do paradigma de que os internacionais são melhores se deve aos livros que eramos obrigados a ler na época da escola, eu pelo menos não gostava. Mas o cenário tem mudado muito, e muitos livros brasileiros são tão bons quanto os estrangeiros. A passagem da calcinha é hilária. Mas acho que o melhor de tudo é que esse livro parece transmitir a ideia de que não se deve acomodar com a situação de sua vida. Adorei a resenha ^^
ResponderExcluirEu tenho esse livro, mas ainda não tive tempo de ler, tenho quase uns vinte livros para ler, e coloquei todos em uma ordem de leitura e do Fernanda está bem próximo, mas eu estou com uns problemas e tenho lido muito pouco. Mas agora lendo a sua resenha, acho que vou passar o livro na frente dos outros, pois preciso ler uma comédia leve.
ResponderExcluirEu tenho livro - autografado, ainda por cima! - e ainda não li, porque eu comprei no Novas Letras junto com a minha amiga e ela tá lendo antes.
ResponderExcluirFiquei muito interessada assim que li a sinopse, a Blanda parece ser daquelas personagens que você sempre dá risada!
Quero ler logo, porque também estou meio que nessa crise literária... HELP!
Bjos,
Isa Pina ~ Portal dos Livros
Ahhh,
ResponderExcluirpoxa ei to louca pra ler Blanda!! e essa resenha quer me matar!! Poxa parece mega divertido mesmo.. e nacionall
A Fer nada é otima.. quero mt ler mesmo!!
bjss
Já tinha ouvido falar nesse livro, mas agora que parei pra ler sobre o que ele fala.
ResponderExcluirFiquei interessada, deve ser muito divertido! Ótima combinação de humor e romance.
Já coloquei esse livro na minha lista.
Bjus
Já tinha ouvido falar desse livro e até mesmo lido uma resenha dele mas não tica ficado tão interessada nele como você me deixou, adorei a resenha, a história parece ser super legal e diverdida.
ResponderExcluirMais um livro que nunca ouvi falar e parece otimo!
ResponderExcluirJa esta na minha wishlist, gostei das citações e do tom ironico da narrativa.
Sempre tive vopntade de conhecer esse livro, mas ainda não o tenho, porém apos ler a resenha, fiquei pesando que parece algo semelhante a Bridget Jones....bem só eu lendo para conferir....valeu a dica...beijokas elis!!!!!
ResponderExcluirCalcinha de dentro da bolsa no meio do banco?#rialto.
ResponderExcluirAmei a resenha, vou me jogar nas compras, correr até o submarino mais próximo e encomendar *-*
:)
Ah, que legal *-*
ResponderExcluirPoxa, antigamente todos criticavam os autores brasileiros, mas cada vez mais tem livros nacionais muito bons...
Primeira vez que eu vi essa capa jurava que era livro infantil. Bom esclarecer que não, haha
Vai para a lista de desejados do skoob :DD
Quem colocao nome de um gato de Freddy Krueger? kkkkkk
ResponderExcluirNossa gente, coitada da Blanda!
Essa sim é uma colecionadora de micos, já pode montar um zoológico! rs
Só achei a capa um pouquinho estranha, mas só isso, pela sua resenha, o livro parece ótimo! :)
Doida pra saber mais sobre esse Bernardo... ai ai rs
Nossa! Me apaixonei por esse livro só de ler a resenha! Quero muito conhecer a Blanda!
ResponderExcluirNice post thank you Liz
ResponderExcluir