Com certeza, muita gente se lembra das tardes e manhãs da TV Cultura: As Aventuras de Tintim era parada garantida na frente da televisão, o programa que vira e meche volta no canal está de volta aos holofotes. Com uma enxurrada de lançamentos em quadrinhos no Brasil, afinal no dia 20 de dezembro, chega aos cinemas americanos, o primeiro filme da trilogia do detetive belga , dirigido por Steven Spielberg (ET e Jurassic Park) e Peter Jackson (Super 8 e Armagedon). No Brasil, o filme deve chegar com um mês de atraso.
Tintim foi lançado em quadrinhos em Janeiro de 1929, pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé. Contando a história de um repórter viajante belga em suas mais diversas aventuras com seu cachorro Milu.
Inicialmente, criado com o intuito de fugir de qualquer situação difícil, porém com a ajuda de Zhang Chongren, que sabendo que a próxima aventura seria na China, ele convenceu Hergé de por investigações lógicas na história, como forma de explorar e melhorar a imagem da China na Europa, essa fórmula foi um sucesso e a série desde então segue esse caminho.
Além de seu sucesso em todo mundo, Tintim sempre foi alvo de muitas polêmicas, como fato de incentivar as drogas e a misoginia, por praticamente não ter personagens femininas em sua obra, além das aventuras de Tintim nos países Soviéticos, que mostrava os bolcheviques como seres maléficos e o até hoje discutido, Tintim no Congo, onde o autor retrata os Africanos como grandes crianças e sem cultura e até 2007 a história sofreu diversas alterações e processos. Vale lembrar que as histórias foram feitas durante as décadas de 30 a 40 e só foram ser discutidos anos depois, onde o próprio autor alega que tudo nas aventuras não deixa de ser a visão de mundo da época.
Em 1983, Steven Spielberg comprou os direitos da série, mas só em 2002 foi feito um acordo com a Dreamworks que por sua vez começou a produzir a trilogia em 2007, veja abaixo o trailer do filme e a abertura da série que marcou a infância de muita gente na TV Cultura.
Amei esse post, ele me fez sentir jovem...rsrsrs
ResponderExcluirNão me lembro desse desenho!
Nossa adorava assistir Tintim! =O Apesar de não lembrar muito e muito menos dessa abertura! O_o Mas quero ver o filme! =]
ResponderExcluirBom post!
=*
eu adoro quadrinhos, tintim é incrível mesmo... adoro Persépollis tb. =D
ResponderExcluirbeijos
boa semana
Oba, adoro quadrinhos antigos! E esse em especial parece ser super especial por fazer essas 'críticas' ao cenário da época. Muito interessante :)
ResponderExcluirEu não me lembro de ter assistido ao desenho na TV Cultura :x Talvez não fosse da minha época.
Quero assistir o filme! *-*
Obrigada pela dica ~
Abraços,
http://leitorasanonimas.com
Eu tinha vários dos quadrinhos do Tintim. Gostava bastante. Estava querendo comprar os originais, mas são absurdamente caros e o francês é cheio de gírias e difícil de ler.
ResponderExcluira história do autor é bem interessante também. Na época da ocupação nazista (se não me engano) o humor dele deve que mudar porque foi coagido e há uma forte crítica a ele por causa disto. Além, é claro dos processos de racismo, etc. O povo não entendem que é uma criação da época e assim deve ser considerada... ¬¬
Esse desenho marcou muito a minha infancia! Era uma alternativa inteligente, cheia de ação e suspense, para os desenhos dos outros canais (Exceto os Animes, é claro! ;D)
ResponderExcluirNão sabia que era um quadrinho, apenas conhecia o desenho que passava na Cultura.
Muita nostalia essa abertura!!! *-* E espero que a versão para o cinema seja tão boa quanto, estou ansiosa para ver!!
Não só é do meu tempo, como eu não perdi um episodio, mesmo os repetidos! Alguns eram bem sinistros! E o Milu é tãoooo fofo!
ResponderExcluirEu já assistir! Eu gostava, passava o tempo com esse desenho. Quero ver o filme :D
ResponderExcluirSessão nostalgia total... Adoooorava assistir Tintim!!!
ResponderExcluirNão vejo a hora de assistir o filme e reativar tds akelas memórias da infância!!!
Beijos, Karina!!
Walking in Bookland
Nossa, eu e meu irmão assistimos todos os episódios que passava na Cultura... Eu nem sabia que veio os quadrinhos primeiro. Muitas Saudades!!
ResponderExcluirnossa eu acho que nunca assisti não, alem do mais eu sou muito nova, mais eu fiquei louca pra ver o filme da nick gente, muito bom o trailer muito bom mesmo, vou ver com certeza.
ResponderExcluirBeijos:*
Acho q eu nunca vi o desenho! rs
ResponderExcluirNao q eu me lembre...
mas eu quero ver o filme :D
beijos.
Ah!!!!! eu assistia quando era criança, mto bom, quero ver o filme e recordar a infância, bons momentos...
ResponderExcluirNossa Tintim... assistia muito isso... na cultura eu acho...
ResponderExcluirAdorei muito esse post... nossa me fez lembrar minha infância... tinhamos desenhos inteligentes e quase nada violentos como os de agora...
esperando muito pelo filme... vamos ver se é bom como o desenho...
Adorava assistir Tintim quando eu era criança *-*
ResponderExcluirQuero muito assistir o filme,provavelmente para mim vai ser muito nostálgico ;D
;*
Oi, realmente não lembro dessa historinha, é uma pena arece que era muito boa.
ResponderExcluirBjs*-*
Dá uma passada lá no blog tbm.
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
Marcou muito a minha infância e é o que até hoje me faz amar histórias de detetive!
ResponderExcluirEu adorava assistir As aventuras de tintim na cultura, não perdia um episódio.
ResponderExcluir