Nos jornais Mafalda sempre teve adversidades, inicialmente lançado no jornal Primeira Plana por onde ficou 5 meses até sair após problemas na judiciais. Meses depois as tiras saíram pelo jornal Mundo que permitiu que o autor abordasse temas sociais, porém quase 2 anos depois o jornal declarou falência. Dois meses mais tarde as tiras saiam pelo Siete Dias Illustrados, porém como Quino tinha que entregar o trabalho duas semanas antes da publicação e não podia abordar as noticias recentes ele decidiu terminar com Mafalda em 1973.
Com o tempo Quino desenhava apenas para UNICEF o que rendeu o nome de Mafalda para uma praça em Buenos Aires. Apesar de Argentina as tiras são um sucesso de décadas no Brasil é a tira mais usada em testes no país, além de sucesso na Europa. A série também conta um filme que nunca teve grande visibilidade por aqui. Veja o filme:
sempre adorei as tirinhas da mafalda!
ResponderExcluirNão sabia que era argentina, legal conhecer a história.
abraços
http://psicologias2011.blogspot.com/
Os quadrinhos da Mafalda são muito legais, principalmente por abordar questões sociais.
ResponderExcluirEu também não sabia que o Quino era argentino. Bom, os argentinos ganharam minha admiração agora por um deles ser tão inteligente rs
Adorei a história da perspicaz Mafalda!
Bjs
Tati
Coração Literário
É verdade, já vi muitas tirinhas da Mafalda em provas de Português, rsrs. Sempre gostei dos quadrinhos dela, são tão fofos e ao mesmo tempo falam sobre questões sociais e tal.
ResponderExcluirEu também não sabia que o criador era argentino! Gostei muito do post. Assim que eu tiver um tempinho extra assisto o filminho *-*
Beijos,
@flafsbp
{ http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }
Adorooo as tirinhas da Mafalda, são superrrr inteligentes, gostei de conhecer a historia!
ResponderExcluirOdeio quando ela aparece nas minhas provas de portugues, mas que as tirinhas são boas, isso não ha o que questionar.
ResponderExcluirGrande Mafalda <33
ResponderExcluirSempre com as melhores tirinhas.
O que dizer dessa menina que eu adoro? É simplesmente perfeita, tdiz aquilo que todo cidadão gostaria de dizer. Politicamente incorreta! haha.
ResponderExcluir