Por Gabi: Olá, pessoal! Hoje vamos com uma resenha da magnífica Clarice Lispector, uma das maiores autoras brasileiras. Ela nasceu na Ucrânia, mas depois veio a se naturalizar brasileira.
Bom, esse livro foi o último escrito por nossa querida Clarice (olha a intimidade!! =P). Através da narrativa feita por um autor falso, Roberto S.M., ela rompe suas características mais marcantes de escrita e produz uma de suas obras mais singulares. A estória se desenrola assim:
A nordestina Macabéa é a protagonista, ela é uma mulher medíocre com uma vida pior ainda. Maca, como é chamada carinhosamente, nunca conheceu seus pais e foi criada por uma tia muito ranzinza.
A nordestina Macabéa é a protagonista, ela é uma mulher medíocre com uma vida pior ainda. Maca, como é chamada carinhosamente, nunca conheceu seus pais e foi criada por uma tia muito ranzinza.
"Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." pg.18
Ela se muda, então, para o Rio a procura de algo melhor. Lá sua vida se resume a seu emprego de datilógrafa, a seu quartinho que divide com as "quatro Marias" e a ouvir a Rádio Relógio.
Mesmo sendo tão alienada e nada atraente, Maca encontra Olímpio, com quem 'namora' um tempo, até que Glória "o rouba" da colega de trabalho.
Desesperada, ela procura uma cartomante, Carlota, que lhe prevê um futuro maravilhoso, onde terá reconhecimento, amor, sucesso e uma razão de viver (algo que nunca teve).
Mesmo sendo tão alienada e nada atraente, Maca encontra Olímpio, com quem 'namora' um tempo, até que Glória "o rouba" da colega de trabalho.
Clarice Lispector |
Então, ao sair da casa de Carlota, eis que chega a hora da estrela de Maca!!
Confesso à vocês que prefiro Clarice bem mais Clássica. =D O livro não é algo que te deixa louco pelo final, mas mesmo assim, como ele é bem pequeno (cerca de 80 páginas), a leitura flui facilmente. Afinal, um clássico de Lispector nunca é perda de tempo!!
Espero que tenham gostado!! Ah, peço que comentem muito também!! *-* Suas sugestões, críticas e incentivos são nosso combustível!!
Confesso à vocês que prefiro Clarice bem mais Clássica. =D O livro não é algo que te deixa louco pelo final, mas mesmo assim, como ele é bem pequeno (cerca de 80 páginas), a leitura flui facilmente. Afinal, um clássico de Lispector nunca é perda de tempo!!
Espero que tenham gostado!! Ah, peço que comentem muito também!! *-* Suas sugestões, críticas e incentivos são nosso combustível!!
BOA LEITURA e até a próxima!
Amo esse livro, demais mesmo! Foi um daqueles livros que li na época do colégio e que me marcou até hoje. Aliás, o filme também é ótimo (vi o filme antes de ler o livro).
ResponderExcluirbjs
escrevendoloucamente.blogspot.com
Eu também o li no colégio, Aline. E a partir dele, agucei ainda mais a minha curiosidade por Clarice, apesar de já conhecer sua história de vida, muitos trechos de livros, etc... =D
ExcluirBjs
@gabiipascoal
Clarice...sempre é bom homenagear essa grande escritora. Uma mulher que escreveu bem a frente do seu tempo. Não sei por quantas vezes, acabei citando e escrevendo em redes sociais esse pequeno verso q vc cita em sua resenha"página 18"
ResponderExcluirNunca é perda de tempo, ler livros assim e mais ainda, ler resenhas tão bem feitas e com carinho.
Bjs..bjs..
Hora da Confissão - Parte 2. ''Eu declaro que nunca li um livro da Clarice Linspector e confesso meu crime.''
ResponderExcluirSua resenha me deixou com vontade de ler um livro dela, especialmente Hora da Estrela, pois faz tempo que ouço falar muito bem dos livros dela e até hoje nada ^^
Nunca li C. L e não me interesso por ela. :) Incompatibilidade religiosa. uhahua
ResponderExcluirSelene Blanchard
Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROGROÇÃO COM BlackBerry
Espero sua visita!
Legal :)
ResponderExcluirminha irmã mais velha já assistiu o filme e ela disse que é bom :D
Espero que eu leia um dia :)
Oi ..
ResponderExcluirJá vi esse livro uma vez na biblioteca do meu colégio. Parece ser interessante. Sempre ouço pessoas falarem bem dessa grande autora.
Ótima resenha!
João Victor
Amigo do Livro
amigodolivro.blogspot.com.br
Não sou muito fã desse tipo de livro, mas a autora é uma que ouço demais falar. Livros na escola, blogs, twitter vira e mexe tem alguém falando de um livro dela. Eu fiquei até curiosa, mas não sei se leria =/
ResponderExcluirClássico.
ResponderExcluirAdoro.
Bjaum da Roberta
NO MEU QUARTO EU LEIO MUITO
Também li esse livro na escola, nessa época ainda não me interessava tanto por livros e tinha uma certa aversão a autores brasileiros, pura bobagem é claro. Mas hoje já me entendo melhor e considero a Clarice uma excelente autora, já estou de bem com autores brasileiros também rsrsrs.
ResponderExcluirPretendo ler esse livro novamente. Ótima resenha, parabéns!!!
Há muito tempo comecei a ler este livro e acabei abandonando. Acho q vou dar uma nova chance a ele.
ResponderExcluirAh, e parabens para vc por ter postado resenha de um livro que é mais classico, é dificil ver isso nos blogs! bjs
Não deixe de ler, Vivi. A leitura é muito rápida, num piscar de olhos o livro já foi. Deixe seu comentário conosco quando terminar de ler. =D
ExcluirÀs vezes resenhamos alguns clássicos aqui. Meu último antes deste foi "O Natal de Poirot", se quiser ler: http://www.dear-book.net/2011/12/resenha-o-natal-de-poirot-agatha.html
Beijos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse livro foi um dos primeiros que li de Clarice. Gostei da leitura, mas não é um dos meus preferidos dela. O bom é que, como já dito, ele é pequenininho e quando a gente se dá conta, já terminou! Adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijos,
Camila.
Li A Hora da Estrela em mais ou menos uma tarde. Gostei muito, achei muito inspirador, ameeeeei a Macabéa. Amo a forma que Clarice constrói personagens e humaniza em sentimentos até as Macabéas (assim, toda rudimentar, limitada, estreita) da vida, que sentem sem saber. Gosto demais!
ResponderExcluirBonito o blog :)
Beijo
Olá!! Já li este livro, porque depois que minha professora de Literatura comentou sobre ele fiquei muito curiosa pra conferir o enredo. A leitura é rápida realmente, o livro é pequeno, mas gostei bastante do desenrolar dos fatos.
ResponderExcluirBeijos,
Paula
http://tribooks.blogspot.com
@Tri_Books
Olá ja li um livro de contos da Clarice e fiquei fascinada pelo seu modo de escrever.
ResponderExcluirCom certeza uma das melhores escritoras do nosso país,
tenho muita vontade de ler outros livros delas só que não encontro.
Parabéns pelo blog e pelas resenhas.
Olá Sarah. Não pare por aí. Clarice é show de bola.
ExcluirSe você não encontra os livros dela em livrarias de sua cidade, procure na internet. Você pode encontrar seus livros em lojas como Submarino e Saraiva, lojas onde compro constantemente. Faça uma pesquisa de preço antes e fique antenada nos saldões de livros. =DD
Beijoos.
Bem, esse não é o melhor livro da Clarice, e os críticos e professores ainda falam que ele é pior... Também prefiro a Clarice clássica e na verdade nem gosto muito dela.
ResponderExcluirTodos os livros de Clarice Lispector são completamente fantásticos! E tenho certeza que A Hora da Estrela é muito bom! Achei a resenha ótima!
ResponderExcluirBeijos!
adoro muito os livros da clarice, tão ooooooooootimos!
ResponderExcluirLi esse livro, faz muuito tempo. Foi com relembrar a história.
ResponderExcluirNão gostei tanto, mas foi uma boa leitura.
Pretendo ler mais da Clarice.
Sou fã dos clássicos.
Beeijo
ooow Clarice Lispector *-* gosto muito das citações, frases dela. Apesar de já ter lido livros dela, não sou muito fã dos livros. Apenas da queles que tem pequenos textos e frases dela. Não tinha houvido falar deste, e confesso que nem fiquei muito afim de ler.
ResponderExcluirbeijos
Gosto de citações dela, só que quando fui ler os livros, realmente me desapontei. Acho que não flui, nada acontece... é deprimente e cansativo. Esse por ser pequeno, pode ser uma boa ideia pra eu ler e até sugerir ao meu professor de Literatura, que estava pensando em dar Lispector pra lermos.
ResponderExcluirEsta obra é uma boa pedida pra começar a ler Clarice, Bruna. E seria bacana unir isso a um trabalho no colégio, já que o livro cai em muitos vestibulares por aí. Aliás, eu o li para trabalhos do meu 3º ano do Ensino Médio. Dê a sugestão a seu professor e me conte como foi a experiência.
ExcluirBjs ;*
esse livro é mto bom!! E adorei sua resenha, ficou ótima!! Parabéns =)
ResponderExcluirSempre quis ler um livro da Clarice Lispector e essa resenha só me deixou com mais vontade.
ResponderExcluirAwn, li esse livro quando era novinha e ainda pegava toodos os romances de leitura obrigatória dos meus irmãos para ler, já que eles não liam kkkk já estava esquecida dos detalhes da história, mas nunca vou esquecer daquela época linda em que eu comecei a gostar da leitura! =)
ResponderExcluirDeixa eu ver se estou certo... Nessa obra, ela faz o Roberto que narra a história! Dái dizem q ela rompeu as caracteristicas de escrita dela, pois ela fez um narrador masculino, é isso mesmo ou estou errado?!
ResponderExcluirDeh, essa obra é considerada uma singularidade de Clarice. Ela foi escrita quando a autora já "esperava" pela morte e refletiu em Rodrigo e em Macabéa características de si mesma.
ResponderExcluirPelo fato de ser um narrador masculino, ela sente maiores liberdades para ser menos intimista e mais agressiva. E aí temos um paradoxo: ao mesmo tempo que ela analisa profunda e compreensivamente o psicológico de Maca, suas ações, infelicidades e infortúnios ainda há uma crítica ao ideal da figura feminina na sociedade por ser fraca e piegas.
Críticos especializados na literatura clariceana ainda têm várias interpretações e análises dessa obra... '-'