- Clique aqui para ler a resenha de “A Sombra do Vento”
Por Juny: Sou apaixonada pela maneira como Carlos Ruiz Záfon escreve, é tão envolvente e detalhista, é impossível não se aventurar junto com Daniel pelos mistérios nas ruas de Barcelona.
Fiquei muito feliz quando soube do lançamento desse livro, que faz parte da série “O Cemitério dos Livros Esquecidos”, composta também pelos livros “A Sombra do Vento” (Maravilhoso!) e “O Jogo do Anjo” (tenho que ler o mais rápido possível!). Os livros não precisam ser lidos em ordem, mas recomendo que comecem por “A Sombra do Vento” para conhecer melhor personagens como Daniel e Fermín, que são muito importantes.
Tudo começa quando um estranho adentra a “Livraria Sempere e Filhos”, solicita a Daniel o livro mais raro e caro, uma edição especial de “O Conde de Montecristo”, ele paga, escreve uma dedicatória e pede que entregue a Fermín. A mensagem que ele colocou no livro é “Para Fermín Romero de Torres, que retornou de entre os mortos e tem a chave do futuro. 13”.
Daniel fica intrigado e segue o estranho em busca de pistas. Depois ele confronta Fermín sobre seu passado, quer saber o que tudo isso significa. Com isso começam os flashbacks, conhecemos todo o passado obscuro de Fermín, seus anos de prisão, seus companheiros de cárcere e como ele conseguiu fugir. Martín (que é personagem de “O Jogo do Anjo”) é um escritor preso na cela ao lado de Fermín, eles viram amigos e compartilham vários segredos. Também há Salgado, seu companheiro de cela, que prefere ser multilado a contar onde escondeu uma fortuna roubada (ele protagoniza os momentos mais estranhos do livro). E não posso esquecer do “Senhor Diretor”, Mauricio Valls, que comanda a prisão do Montjuic, um cara mesquinho que sonha em ser um grande escritor e para isso quer que Martín reescreva (e melhore) seus livros. Seu ego é enorme e passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer.
– Você me devolveu a verdade – respondi. – Vou lhe devolver seu nome.Além dos momentos onde conhecemos toda essa intrigante história do passado, temos como destaque no presente os preparativos para o casamento de Fermín e Bernarda, e também a desconfiança de Daniel sobre uma possível traição de Bea.
– Não, Deus me livre! De tanto se olhar no espelho, ele vai se gastar. Homem que leva mais tempo do que eu se arrumando me dá aflição, sei lá. Gosto deles um pouco brutos, como é que vou dizer? E sei muito bem que Fermín não é bonito, bonito do jeito que se fala. Mas eu acho ele bonito e gostoso. E muito homem. E no final, é isso que conta, que seja bom e que seja de verdade. E que você possa agarrar numa noite de inverno para tirar o frio do corpo.O mais legal é que nesse livro tudo se interliga, é impressionante como Záfon consegue unir com maestria personagens de “A Sombra do Vento” com os de “O jogo do anjo”, tornando tudo uma história só e cheia de sentido.
Bea sorriu e concordou.
– Às vezes a pessoa se cansa de fugir – disse Fermín. – O mundo é muito pequeno quando não se tem aonde ir.E o melhor de tudo é que no epílogo, deixa bem claro a possibilidade de um próximo livro, onde Daniel tem uma nova investigação e possivelmente irá se vingar daquele que assassinou a sua mãe (não falarei o nome, pois é um mega spoiler). Fico torcendo para que realmente seja publicado mais um livro.
Todos se afastaram e lentamente a orquestra atacou o compasso do mais triste bolero que alguém já compôs. Olhando-se nos olhos, distantes do mundo, os amantes daquela Barcelona que não voltaria mais dançaram juntinhos pela ultima vez.“O Prisioneiro do Céu” é mais uma viagem a Barcelona antiga, cheia de mistérios e intrigas, que prende o leitor do inicio ao fim. Mais uma vez ressalto o quanto a escrita de Zafón é apaixonante, recomendo muito a leitura!
Eu estou louca pra ler A Sombra do Vento, ouço mil maravilhas do livro e do autor! '-'
ResponderExcluirZafon....tenho certeza que lerei inumeras resenhas sobre esse livro. Tbém adoro como ele consegue detalhar tão lindamente a velha e fria Barcelona. Comecei lendo O Jogo do Anjo e só depois li a Sombra do Vento. Não sabia nem que era um trilogia..rs Só mais tarde vim a saber disso. Não tenho O Jogo do Anjo(uma amiga acabou de emprestando na época) só tenho a Sombra do Vento. E desejo com todas as minhas forças o Prisioneiro do Céu. É possivel sentir nas letras, a paixão com que Zafon escreve.
ResponderExcluirAdorei a resenha..e se puder, leia sim O Jogo do Anjo(muito, muito bom)
Abraços...
Ouvi falar muito desse livro do Záfon... Na verdade ouvi falar muito do autor, ainda não o conhecia e confesso que essa leitura me deixou super curiosa para ler algo dele.
ResponderExcluirAdorei.
Beijoos
http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/
Depois de ler muitas críticas boas sobre o autor Záfon, principalmente a sua, despertou-me a vontade de ler! A resenha ficou realmente fantástica! A história em si é muito envolvente!:)
ResponderExcluirSó li Marina do autor, e apesar de não ser seu melhor livro (pelo menos é o que dizem)eu amei e quero muito ler essa "série".
ResponderExcluirEstou apaixonada por ele, li MARINA e a SOMBRA DO VENTO, quero este a muito tempo, mas a grana anda curta, autor de narrativa gostosa, de citações belíssimas e de falas composta de muita sabedoria, tenho a impressão de quando leio que estou falando com o personagem, que ele me olha e me detalha tudo, me identifico demais , mesmo quando ele cita seu país que eu só conheço de fotos, aliás eu procurei imagens dos lugares em que ele citava só pra ficar mais admirada ! Fermin vem da sombra do vento com essa sua louca inteligência, mas DANIEL é o rapaz que te arrebata né, tão inteligente , tão cavalheiro e tão amável, impossível não amar !
ResponderExcluirDo Záfon eu só li Marina e fiquei extremamente encantado com a forma como ele escreve, eu só não li A sombra do vento ainda por que não deu para comprar, mas é uma das minhas prioridades.
ResponderExcluirEu adorei a resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler os livros do autor, é o tipo de história que eu gosto.
Beijos
Ganhei da minha tia essa semana, mas ainda nao deu tempo de ler.Como gostei muito da sombra do vento tenho certeza que vou adorar esse também!
ResponderExcluirSOu louca pra ler A Sombra do Vento há um tempão, mas nunca consigo comprá-lo...
ResponderExcluirAcho as capas lindas; as sinopses, maravilhosas!
Esse autor é simplesmente maravilhoso e essa sim é uma trilogia que vale a pena ler.
ResponderExcluirPoxa, que interessante! Tenho que correr atrás desses 2 livros, e também tem um livro dele com meu nome que gostaria muito de ler!
ResponderExcluirAdorei a resenha!
bjs
O único livro que li dele foi "Marina" e eu amei. Livro simples, mas com um enredo e uma narrativa de tirar o chapéu!!!
ResponderExcluirAcho que os livros dele são bem caros. A Suma pega pesado: R$44,00 e R$39,00.... aí fica meio difícil, né!! =// Mas a gent fica a espera de saldões por aí, né!! kkkk
Linda resenha, Juny! =DD
Beijoos
Gosto muito das capas dos livros do Zafón mas não li nenhum ainda. Não sabia sobre o que se tratava essa série e gostei muito do tema. É sempre maravilhoso ler novas resenhas e ficar inteirada sobre o mundo fantástico da literatura! Queria ter mais tempo para ler ;D
ResponderExcluirBeijos,
Paula
http://tri-books.com
@Tri_Books
Preciso desesperadamente desse livro!!
ResponderExcluirE reler "O jogo do anjo", além de "A sombra do vento" pra relembrar os detalhes e não me sentir perdida. *-*
Zafón escreve de forma encantadora.
Já fiquei fascinada com a capa, imagine com a história.
Super feliz em saber que é uma continuação e ainda por cima que vai ter mais! \o
Adorei sua resenha.
Beeijo
Todos os livros dele são um sucesso!! Planejo ler eles em breve! Curti a postagem, bjs
ResponderExcluirMais um livro do Zafón, então provavelmente é encantador. Amo "A sombra do vento" e um pouco menos do "O jogo do anjo". Esse livro parece ser incrível.
ResponderExcluirVou querer comprar esse livro! òtimo, sempre falando bem dele. E eu amei a capa, tenho que comentar isso \o/
ResponderExcluirEsse autor já ta com espaço garantido na minha estante antes mesmo de eu ler um livro dele. Resenha maravilhosa, parabéns :D
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, mas antes quero ler 'A sombra do vento', mesmo que não seja obrigatória a leitura nessa ordem. Já li 'Marina' é um livro impecável, recomendo!
ResponderExcluirParece um livro bem interessante. Todos falam bem desse autor mas ainda ñ tive a oportunidade d ler!!
ResponderExcluirEu quero!!
ResponderExcluirAdorei a resenha, o livro parece ser encantador, faz tempo que quero ler essa obra
ResponderExcluirA história parece ser muito boa, mas enredos de anjos, bruxas, vampiros não me conquistam muito...
ResponderExcluirSe eu já estava doida para ler A Sombra do Vento, agora fiquei mais ansiosa ainda! Não li nada de Zafón e estou curiosíssima!
ResponderExcluirGiulia
http://prazermechamolivro.blogspot.com
Mistérios e intrigas,preciso ler..
ResponderExcluirJá tinha escutado sobre esse livro, mais nunca parei para ler alguma resenha. E gostei muito. Não imaginava que o ambiente do livro em parte seria uma prisão e que ele tem "outras partes" Adoro o nome Fermín (me lembra o festival da tourada - da qual não sou muito fã- mais eu gosto tanto do nome).
ResponderExcluirQuero lerrrrrrrrrrrr!!
ResponderExcluirAssim que acabar de ler A Sombra do Vento, eu provavelmente vou ir para livraria mais proxima. Adoro livros onde tudo si interliga, se encaixando num perfeito mistério.
ResponderExcluirSabe quando vc é criança e espera presente de níver ? Assim que me sinto com esse livro, estou lendo a sombra do vento e quero mt esse , ainda não tenho , mas será minha próxima aquisição , meu autor favorito do momento deve ser sempre reverenciado !
ResponderExcluirEu já li muito bem sobre o escritor e esse livro (pelo q vi são 3) e quero ler.
ResponderExcluirAinda não li nenhum livro deste autor. Mas já conferi a resenha do livro "A Sombra do Vento", aqui no blog, e fiquei super curiosa. Só não imaginava que ele fazia parte de uma série, que promete fazer muito sucesso. Espero poder lê-la em breve.
ResponderExcluirQuando iniciei a leitura já gostei depois que li a frase
ResponderExcluir– Às vezes a pessoa se cansa de fugir – disse Fermín. – O mundo é muito pequeno quando não se tem aonde ir
agora com certeza quero ler...
Livros do Zafón=Excelentes!!
ResponderExcluirParece bem interessante,quero ler!
ResponderExcluirNão tinha ideia que este livro seria a continuação de A Sombra do Vento, pensei que eram livros independentes. Gostaria muito de conferir, ganhar, ler ambos os livros.
ResponderExcluirA cada resenha lida, fico com mais vontade de conhecer os livros desse autor!
ResponderExcluirVi coisas muito legais desse livro e gostaria de ler também!
ResponderExcluirNecessito desse livro *-*
ResponderExcluirZafon é um dos meus autores preferidos
O passado de Fermin já havia começado a ser compartilhado em "A sombra do vento", mas havia mais ainda a ser mostrado. Ele é o personagem que mais me identifiquei e como este livro parece montar o quebra-cabeças da vida de Fermin já é uma leitura obrigatória pra mim. Sem contar o fato de que Zafon é muito mais que um escritor, ele é um criador de sonhos!
ResponderExcluirESte autor é super comentado, estou muito curiosa para ler este livro....
ResponderExcluirApós de ler várias e digo várias resenhas sobre esse escritor, estou cada vez mais interessada. "To doida" pra conhecer o mistérios do passado de Fermím. rs
ResponderExcluirPelos trechos que você postou, deu pra entender o porque de todos os blogs amarem o estilo da escrita dele, e eu confesso estou me apaixonando. haha'
Beijos.
Quero lerrr! *-*
ResponderExcluirCada resenha que leio sobre esse livro e "A Sombra do Vento" fico com ainda mais vontade de ler! :0 Ainda mais que nunca li nenhuma história ambientada em Barcelona, então estou muito curioso... Adorei os trechos que você colocou pra ilustrar!
ResponderExcluirBeijo
Gente, o Zafón é O cara! Escreve bem demais! Podem dar para ele o enredo mais horrível, que ainda sairá uma história maravilhosa. E o enredo desse livro é bom. Estou louca para lê-lo. "Marina" mexeu comigo. Genial!
ResponderExcluirPreciso urgentemente ler algo do Zafon, só leio ótimos comentários sobre seus livros e sua ótima escrita! Adorei a resenha!
ResponderExcluirTodos os ingredientes do livro me deixam apaixonada por ele: Barcelona, mistério, história bem costurada, romance... Nossa, tenho que ler Zafón! Valeu pela dica da sugestão da sequência dos livros para entender melhor a história.
ResponderExcluirEsse história é bem intrigante, fiquei com mais vontade de ler, preciso ganhá-lo =D.
ResponderExcluirwww.falandodelivros.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAinda tenho quer ler A Sombra do Vento, mas me parece muito bom!
ResponderExcluirNossa fiquei super curiosa sobre esses livros, adoro mistério e quero saber tudo sobre essa frase no livro mais caro da livraria e como tudo começou nessa prisão.
ResponderExcluirAinda não li nenhum mas pelos elogios, esses livros do Ruiz Zafón parecem ser muitos bons. MAs pelas resenhas parece que "A Sombra do Vento" é melhor que esse "O Prisioneiro do Céu", o Sv me pareceu um livro com um idéia diferente, e esse PC um livro mais comum.
ResponderExcluir