Maas vamos ao tema de hoje. Vamos falar de uma ciência que estuda a personalidade pela escrita: é a Grafologia! Já ouviram falar?! Então vamos lá...
As Origens...
A grafologia começou a ser estudada no século XVII, na Itália, por um médico chamado Camilo Baldi, que percebeu que o estado fisiológico de seus pacientes se refletia no formato de sua escrita. Antes, porém, uma forma similar de análise era feita em confessionários da Espanha, no século XIV. O rabino Samuel Hangid avaliava o modo como os fiéis escreviam e lhes dava conselhos a partir disso.
A Grafologia vive da prática, da experiência, do estudo das letras, através de pequenas análises a textos escritos, pela mão do próprio indivíduo. Os profissionais especializados nessas análises são chamados de grafólogos ou grafologistas. Para receber tal título, oficialmente, a pessoa deve fazer um curso de Grafologia com profissionais reconhecidos pela Sobrag (Sociedade Brasileira de Grafologia), que têm durações variadas, de acordo com o grau de aprofundamento que se queira.
Separei algumas características que apareciam com maior ênfase nos sites em que pesquisei e que me pareceram bem curiosas. Confiram:
As Origens...

Muito interessante ver que pessoas já desenvolviam modernas técnicas de análise psicológicas há centenas de anos, não é?!
Hoje em Dia
Muitos afirmam que quanto mais conhecimentos o Grafólogo tiver de psicologia, mais extensa será a sua apreciação, utilizando um método muito próprio dotado de um estilo pessoal. Assim, são analisados por qualquer perito nesta matéria, o seu ideal de inteligência, a forma com se relaciona com os outros e com o mundo e, os parâmetros do seu temperamento. Cá pra nós, confesso que eu fiquei louca para aprender a analisar a personalidade das pessoas pela escrita. É muito interessante!! =D
A análise
“Quem escreve não é a mão, mas sim o cérebro, que comanda o movimento muscular. Se existe algum distúrbio emocional, isso será refletido no trabalho cerebral, logo, no movimento do punho que escreve e, consequentemente, na forma da escrita”, esclarece o autor do livro 'Grafologia: a Ciência da Escrita', José Bosco.
Separei algumas características que apareciam com maior ênfase nos sites em que pesquisei e que me pareceram bem curiosas. Confiram:
A pressão da letra
A pessoa que escreve muito forte tem uma energia muito grande, inclusive a sexual. O grau desta pressão pode ser visto passando apenas o dedo no verso do papel, verificando que ficou marcado em relevo. A pressão leve é de uma pessoa que tem menos energia, é uma pessoa mais voltada para o lado espiritual.
Letra inicial e final em uma palavra
A letra inicial está ligada ao temperamento, o lado esquerdo do cérebro e a letra final ao lado direito representando o caráter. A letra inicial mostra como a pessoa realmente é e a final o que ela aparenta ser na sociedade. Quando existe uma diferença muito grande entre a final e a inicial existe um conflito interior muito grande.
O tamanho da letra
A pessoa mais expansiva escreve grande e a pessoa mais fechada escreve pequeno. O tamanho da letra esta relacionado à expansão da pessoa. Um cientista muito concentrado escreve muito apertado. O mesmo vale para letras largas e estreitas. Extremamente largas expansão e extremamente estreitas introversão. Letras médias representam equilíbrio, tranqüilidade e organização.
A letra maiúscula é a primeira e está sempre relacionada ao temperamento. Ela pode estar ligada ou desligada da palavra seguinte. Quando está ligada a pessoa coloca o seu Eu de uma forma fluida no universo social de acordo com os padrões e convenções. A pessoa que separa a letra maiúscula do resto da palavra foge mais dos padrões sociais.
A assinatura
Quem dá mais ênfase ao nome demonstra que teve uma infância feliz. Uma pessoa que dá ênfase ao sobrenome é uma pessoa mais orgulhosa de si. Pontos na assinatura indicam autoridade, tipo "ponto final e acabou". Os traços na assinatura demostram relevância. A pessoa que faz uma bola em volta é o oposto como se quisesse esconder o Eu num invólucro.
Inclinação
A inclinação para a direita, significa que a pessoa é mais extrovertida, ao passo que se a letra por inclinada para a esquerda, indica introversão. Já aquelas grafias que são perpendiculares, demonstram autocontrole e firmeza de emoções.
A letra g, a letra m e a letra t revelam traços da personalidade. Um t com um corte mais para a direita revela uma pessoa arrojada e firme e um t com a barra mais para a esquerda revela uma pessoa mais medrosa e lenta nas decisões.
A letra i com a altura do pingo: um pingo muito distante revela uma pessoa sonhadora e idealista e um pingo muito próximo uma pessoa objetiva e materialista. A falta de pingo mostra uma pessoa negligente, desatenta e preguiçosa.
Nossaaa!! Quanta coisa, hein! Agora vocês pode virar "grafólogos" em casa e analisar a própria escrita! rsrs Mas se ainda não se sentirem confiantes para tal, encontrei alguns testes onlines grátis bem bacanas, no Horóscopo UOL e o outro no Portal Ig. Só pra criar uma brincadeirinha aqui, vocês podem fazer uma "análise" de minha pessoa pela letra. O que acham? rsrs
![]() |
Essa aí é minha letra! Escrevi uma frase bacana e uma declaração de amor (nossa) para a Happy Hour. rsrs |
![]() |
Essa foto não está tão nítida porque tirei do meu humilde celular que não é lá essas coisas! rssr Esse é meu caderninho, em que organizo postagens da Happy Hour, resenhas e projetos para o blog. *-* |
Também minhas pesquisas internet afora, acabei descobrindo que Luísa Medeiros é uma das mais conceituadas grafólogas do país e que, recentemente, marcou presença no programa Saia Justa, do GNT. Nele, ela faz a análise da personalidade dos convidados do dia a partir de um texto de 20 linhas que cada um enviou e eles vão fazendo os comentários depois de escutar os "relatórios" da especialista. Confiram:
Para finalizar, vale ressaltar que os estudos de Grafologia são muito usados hoje em exames de admissão de trabalho, já que a partir da análise, pode-se verificar se o candidato possui características que componham o perfil da empresa. =D

Grande abraço e até HH #24!!! *-*
Fontes: Conexão Aluno, Letra by Dani, Mulher Portuguesa, Aprenti
Nunca fiz exame de grafologia, acho muito interessante.
ResponderExcluirTem alguns profissionais que não poderiam participar desse exame...um deles e os medicos...que letrinha, hein! e o pessoal da informática também entra nessa (tenho que incluir a minha,rsrssrsr).
Alguns até tentam melhorar um pouco,os médicos se não estou enganada tem até lei,mas no meu caso é difícil.:)
Sou facinada por Grafologia, já fiz até um post sobre isso lá no meu blog...
ResponderExcluirhttp://toalhasbordadasamao.blogspot.com.br/2012/04/voce-ja-ouviu-falar-em-grafologia.html
Adorei seu post... bem completo!
Sua letra... pelo menos da assinatura... parece com a minha!
=)
@mytchelli
Super interessante, não sabia sobre a existencia dessa ciencia.
ResponderExcluirMuitooo bom! Consegui identificar algumas caracteristicas da minha maneira de escrever. Achei o assunto bem interessante, parabens Gaby ^^
ResponderExcluirSuper legal! Vou procurar saber mais sobre isso. E sua letra é bem parecida com a minha!
ResponderExcluirUma ciencia tão antiga e pouco divulgada, gostei bastante do seu post, esta de parabens. Muita informação!
ResponderExcluirParabéns pelo post, Gabi. Adorei :)
ResponderExcluirNão conhecia a Grafologia, mas achei interessantíssimo o estudo dessa ciência. Analisei a minha letra e algumas deram muito certo, o que dá vontade de estudar mais a fundo a grafologia né? :) Parabéns pelo post!
ResponderExcluirAcho muito interessante a grafologia, gosto de ficar reparando nas letras as pessoas, e na minha também; muito legal seu post!
ResponderExcluirRealmente interessante! Descobri coisas sobre mim apenas com a forma de escrever. Confesso que peguei um papel escrevi uma frase e fui vendo as características! kkk
ResponderExcluirBeijos
Beatriz - Blog Escrevendo Mundos
Acho bem interessante este estudo, minha letra mudou muito com o tempo, mas ainda parece de criança..sabe aquelas bem pequeninhas e redondinhas, é mais ou menos assim, ja tentei mudar, mas ainda continua minuscula rs,
ResponderExcluirbeijos.
Amei esse post, tantas coisas que não sabia e fiquei sabendo.
ResponderExcluirA grafologia é de suma importância para a área do Direito, é algo muito bom se estudado a fundo.