Hoje o romance Moby Dick, de Herman Melville, completa 161 anos desde a sua primeira publicação. A obra leva o nome da baleia cachalote enfurecida, de cor branca, que havendo sido ferida por diversas vezes por baleeiros, conseguiu destruir à todos.
O livro foi considerado revolucionário para a época, com descrições detalhadas e imaginativas das aventuras do narrador, Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça-las, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e seu funcionamento, armazenamento de produtos extraídos das baleias.
O romance foi inspirado no naufrágio do navio Essex, comandado pelo capitão George Pollard, quando este foi atingido por uma baleia e afundou.
A obra foi, de ínicio, mal-recebida pelos críticos, assim como pelo público, mas com o passar do tempo tornou-se uma das mais respeitadas da literatura em língua inglesa, e seu autor é agora considerado um dos maiores escritores estadunidenses.
O livro abre-se com uma das mais famosas citações da língua inglesa: "Chamai-me Ismael."
Agora na parte da gastronomia que me apetece, é claro que não vamos preparar nada relacionado com baleias, mas sim uma receita que também vem dos mares: Salmão à Inglesa
- Salmão
- Sal
- 1 ramo de cheiro-verde
- Batatas
- Manteiga
- Cozinhe o salmão em água temperada de sal, com um ramo de cheiros.
- Depois de cozido, arrume-o num prato com uma guarnição de batatas cozidas.
- Regue tudo com uma boa porção de manteiga derretida.
Boa Leitura e Bon Apetit
Oi Eliel!
ResponderExcluirAinda não li Moby Dick mas espero conseguir, finalmente, em 2013. Achei a receita fácil. Nunca preparei nada com peixe mas vou tentar!
Beijo!
>> Nine
Estante da Nine
Nossa, eu adoro frutos do mar! Adoro salmão, mas depende muito de como é feito, senão fica aquele gosto de peixe que não é legal. Vou começar a engordar se ficar fazendo todas essas receitas D:
ResponderExcluirBeijos
Beatriz - Blog Escrevendo Mundos
Ai que saudade! Que bom que nos trouxe de volta esse memorável romance do autor americano Herman Melville que foi publicada em 1851. A história foi inspirada no naufrágio do navio Exess em 1820. Esse livro foi adaptado para o palco, cinema e tv. Quanto a receita ela me parece ótima.
ResponderExcluir