Por Juny: Se você ainda é solteiro e tem um orçamento sem planejamentos, se você quer casar e não sabe por começar a planejar os gastos ou se você já tem uma família e está sempre com dificuldades financeiras, você deveria ler “Casais inteligentes enriquecem juntos”.
Não pense que é autoajuda, muito pelo contrario, é um livro de administração e economia, muito útil para criar a mentalidade da economia familiar.
Procurei ajuda nesse livro, pois estou em uma fase de grandes decisões financeiras, planejando comprar um apartamento, sonhando com o casamento, mas sem saber por onde começar, mesmo porque são sonhos bem caros.
Gustavo dá dicas sobre como começar a poupar, aprender a investir, enxugar o orçamento, previdência e etc. Uma coisa que ele insiste é o aluguel ao invés da casa própria, por mais convincentes que sejam seus argumentos, ele não conseguiu me convencer a desistir desse sonho.
Ele classifica sua dica por solteiros, casais que pretendem se casar ou recém-casados e casais com filhos, também tem um capitulo especial sobre aposentadoria. Suas dicas se encaixam com todas as etapas da vida e a regra geral é sempre poupar e investir para garantir independência financeira no futuro. Ele classifica também os perfis das pessoas como: poupador, descontrolado, gastador, desligado e financista; coloca seus pontos fracos e fortes e como fica a relação entre essas diferentes mentalidades financeiras. Outra coisa que ele insiste é que guardar dinheiro não significa viver mal ou ter privações.
“Chamo essa verba de finanças da reconquista diária. Não é preciso contar com grandes quantias. Na fase do namoro, pouco dinheiro e muita criatividade certamente traziam momentos muito especiais. Tampouco é preciso perder horas imaginando alguma coisa criativa. Até mesmo a rotina pode ser “sem rotina”. Alguns amigos cultivam a rotina de, toda semana, conhecer um bar ou restaurante diferente. Outros tem a rotina de, a cada dois meses, viajar para algum lugar que não conhecem durante o fim de semana. Vocês podem criar a rotina de, toda semana, preparar juntos um novo prato na cozinha”.
Capa com tema do filme |
“Sempre haverá dúvidas, vocês terão frustrações com algumas perdas, seu plano precisará ser revisado algumas vezes durante a vida, e talvez em algumas dessas revisões terão de adiar seus objetivos por alguns meses ou anos. Todavia, quanto mais cuidadoso for o planejamento tanto menor sera o sofrimento causado por situações indesejáveis.”Um livro altamente recomendado, principalmente para quem esta começando a planejar um futuro à dois e que quer fazer tudo com muito planejamento para ter um futuro tranquilo. Recomendo!
- Ano passado foi lançado um filme baseado nesse livro e ele foi relançado com a capa temática, como ainda não assisti não tenho como opinar, mas fica a dica!
Nos dias de hoje, é preciso ter uma visão empreendedora, cortar gastos desnecessários e pensar no futuro financeiro do casal, pois nenhum amor sobrevive sem dinheiro
ResponderExcluirAdorei!
ResponderExcluirAssisti ao filme no último final de semana e agora com sua resenha fiquei com muita vontade de lê-lo. Vou dar ao meu namorado de Dia dos Namorados e vou sentar com ele para lermos juntos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirJuny, adorei a resenha! Lembre-se de mim quando for comprar seu apartamento! Sou Corretora de Imóveis e posso ajudar! Beijão!
ResponderExcluirNossa ameiii a resenha/resumo que vc fez! Vc me deixou super curiosa e afim de ler. Fechei minha compra na saraiva, mas enquanto o livro não chega vou lendo o que consegui baixar. Deixo o link pra quem quiser ler tbm *__*
ResponderExcluirhttp://www.fantasiaebook.com/2014/07/casais-inteligentes-enriquecem-juntos.html