Quando viajo para outro país, sempre tento visitar alguma biblioteca/livraria famosa e gosto de ver as vitrines das livrarias para saber o que estão lendo lá. Com o mundo globalizado que temos hoje em dia, é possível ver como os mesmos livros que estão fazendo sucesso aqui também estão em outras nações.
Em 2011 fiz um post especial com a Livraria "El Ateneo" da Argentina e as vitrines das livrarias lá (clique aqui para conferir). Semana passada estive no Chile e não pude deixar de incluir a literatura em meu roteiro turístico.
Biblioteca Nacional do Chile |
Acima foto da Biblioteca Nacional do Chile, linda por fora e acredito que seja ainda melhor por dentro. Como só a encontramos a noite, estava fechada, mas espero poder vê-la na integra numa outra oportunidade. Dá pra perceber que o país valoriza muito a educação pelas suas imponentes Universidades e a quantidade de livrarias que encontramos em Santiago, desde as megastores nos shoppings aos pequenos Sebos no centro.
Para quem quiser visitar a biblioteca: Avenida Libertador Bernardo O Higgins 651 próximo ao Cerro Santa Lucia.
O poeta Pablo Neruda é um dos maiores simbolos literarios nacionais, por isso, suas 3 casas viraram "Casas Museu", elas são:
- "La Sebastiana" em Valparaiso
- "La Chascona" em Santiago
- Casa Museu em Isla Negra
Tive a oportunidade de uma visita rápida em "La Sebastiana", como era um tour coletivo com uma vasta agenda não pudemos demorar, por isso não deu para conhecer o interior da casa, onde se encontra a intimidade do autor. Em minha visita conheci a beleza da casa, os jardins e o mirante. Tudo esbanja poesia. Quem quer conhecer a Casa Museu mais a fundo, recomendo que faça uma visita por conta propria, pois embora todos os tours passem por lá, é muito pouco tempo para apreciar.
Para quem quiser visitar "La Sebastiana": De terça à domingo, das 10h00 as 18h00. Preço $4.000 por pessoa, $ 1000 estudante. Para quem quiser só fazer a visita externa, é grátis.
Mirante da Casa Museu |
Bar ao lado de "La Sebastiana" e Espaço para exposições de artistas regionais. |
- Viña del Mar
- Vitrines do Shopping Parque Arauco
Sr. Grey também é sucesso no Chile |
- Vitrine do Shopping Costanera Center
Divergente! *-* |
O Chile é um país muito lindo e cheio de cultura, que dá muito valor ao seu grande poeta e que merece ser visitado! ^^ Fica a dica!
Tão linda essa biblioteca, um show de arte, dá para ficar parada em frente a ela só observando os detalhes.
ResponderExcluirAmei as fotos, belas!
Adorei as fotos, Juliana! Esse parque em Viña del Mar é lindo, aliás essa é uma cidade que tenho vontade de conhecer há uns bons anos (lembro quando passava na tv o Festival de Viña del Mar, com apresentações de cantores latinos).
ResponderExcluirUm beijo, Livro Lab
Ótima viagem! Recomendo a todos!
ResponderExcluirExcelente post! Bjs!!
Ai, que viagem gostosa!
ResponderExcluirPor fora, a Biblioteca Nacional do Chile é mesmo linda demais!
Eu queria conhecer TODAS as bibliotecas nacionais do mundo. É um dos meus sonhos. ;)
Adorei o post, as fotos, os detalhes. Obrigada por compartilhar isso com a gente.
Sacudindo Palavras
Que lindo esse post! É de encher os olhos. A cada dia aumenta minha vontade de conhecer nossos países vizinhos. É muita cultura, poesia, arquitetura a ser apreciada. ^^
ResponderExcluirPreciso aprender a falar e ler -lógico- em espanhol. rsrs Para conseguir comprar vários livros. =D
Bjs,
@gabiipascoal
amei esse post..as fotos ficaram incríveis... é tão bom ver que em qualquer canto do mundo encontramos apreciadores da leitura.. bjs
ResponderExcluirGostei demais do post! Tenho certeza que trouxe ótimas experiências que fez nesta viagem.
ResponderExcluirAdoro esses post especiais! Me senti visitando o pablo Neruda, ótimas fotos, deve ter sido uma viagem maravilhosa!
ResponderExcluirNossa, adorei esse post. Linda essa Biblioteca. Espero ter a oportunidade de conhecê-la.
ResponderExcluir