sábado, 4 de fevereiro de 2017

Retrospectiva Dear Book 2016 – Autores parceiros e autores independentes

Última retrospectiva!

Se você está procurando por um livro e não sabe bem qual adequar ao momento – ou mesmo está em dúvida sobre levar ou não um livro a mais no carrinho de compras numa promo, vamos destacar neste post livros e trechos de resenhas da nossa equipe, de 2016. Esperamos que isso ajude nossos caros leitores na hora da compra ;) Acompanhem as retrospectivas!

Obs: nem todos os livros são lançamentos de 2016.

 Space Opera – Um novo começo
Karen Alvares e Melissa de Sá (parceiras <3)
Editora Draco
Resenha completa aqui

[...] Um Novo Começo concentra muita história, e muita história para suas poucas páginas. As autoras fazem isso muito bem, sabem nos convencer da trama, pontuam os dilemas e cativam. Elas também demandam um pouco de nossa atenção, visto que exploram tanto, do universo, da sociedade, da existência, o que confere uma bela riqueza de detalhes à noveleta por completo. Curti bastante esse tom distópico, conspiratório e de esperança cega.
Karen e Melissa mais uma vez mostram que têm um ritmo impressionante, elas sincronizam seus potenciais de modo que sabe-se lá onde começa uma e termina a outra. Isso se revela tanto na maneira com que escrevem, como sustentam a trama e como se arriscam no mote. Você vê tudo como exatamente te guiam. E quando chega ao fim, te arrebatam. [...] Se você quer sair das órbitas costumeiras – e cair da cadeira – essa leitura é pra você sim!

O canto do cisne
Bianca Sousa (parceira <3)
Independente
Resenha completa aqui

O Lago dos Cisnes, posso afirmar que é o ballet de repertório mais conhecido do mundo e mais remontado também. E foi nesse famoso lago que Bianca Sousa foi buscar inspiração para recontar essa fábula cheia de magia. Que eu gosto de ballet não é nenhuma novidade, novidade mesmo foi o que a autora fez para dar uma nova cara e um novo formato para esse clássico dos palcos. [...] Eu estou apaixonado pelos livros da Bianca, ela tem uma forma tão fluída de escrever que te prende do primeiro capítulo até o último. Leitura de fácil entendimento com alta probabilidade de vício.

Fora da luz
Melissa de Sá
Independente
Resenha completa aqui

Fora da Luz é um conto super curto que demonstra a perspicácia da Melissa de Sá. [...] ela gosta de capturar cenas inusitadas de uma dada situação e dar seu toque curioso. Neste conto em particular, Melissa transita rapidamente entre mundos e deixa a sacada para o final. Gosto de sua maneira de como nos conduz na história, ela faz com tamanha naturalidade que super vende o pequeno enredo. Gosto também do controle que ela tem para não entregar o ouro logo de primeira, Melissa bem curte um suspensezinho.


Noite das garotas
Izabela Lopes
Independente
Resenha completa aqui

Acho que o que mais me chamou atenção foi a naturalidade das garotas e como juntas elas celebram a amizade. Quem não tem aquele círculo de besties para tagarelar o dia todo no whatsapp, né? ^^
Entretanto, no que consta sobre a estrutura do conto, este deixou a desejar... A história me parece que seria ainda melhor se fosse mais longa, com mais desenvolvimento dos conflitos; senti que a autora ficou um pouco presa a fechá-lo como pequeno. Foi algo mais estrutural mesmo, de maturar e conciliar com a trama. Não curti muito o final ou como a autora foi encaminhando esse fim, me pareceu um pouco fora de tom e foco, porém, é uma leiturinha interessante para um descanso e os diálogos das meninas são ótemos!


Uma princesa diferente – uma princesa pirata
Amy Potter
Independente
Resenha completa aqui

Em Uma Princesa Diferente, adentramos o reino dos sonhos de uma garotinha e as aventuras que ela arruma quando se propõe a ser diferente a cada noite. Pelo que vi, há uma série de livros dessa garota sob tal premissa, em que ela quebra mais e mais estereótipos de gêneros sendo uma princesa pirata, super heroína, vaqueira, cavaleira e até mesmo viajante espacial.
[...] Sendo livro infantil, o ebook conta com ilustrações. Vale a dica de que tem ebook em inglês e espanhol também, que facilita o contato das crianças com línguas estrangeiras. A versão portuguesa precisa de um pouco de revisão, porém, nada que interrompa muito a leitura.



A vendedora de calcinhas usadas e outros profissionais
Mariana de Lacerda
EX! Editora
Resenha completa aqui

Para minha surpresa, era um ebook para além de uma comédia; é um drama de costumes. [...] Achei super legal como Mariana soube arquitetar e contar cada história, sem ser cansativa, nem óbvia demais. Aliás, com pequenos mistérios e suspense, ela nos instiga a ler bem rapidinho e passar as páginas pra descobrir o desenrolar. [...] Curti muito o ritmo de leitura, as sacadas da história e a simplicidade com que Mariana escreve – demonstra que vale a pena acompanhar a autora. Se você procura algo leve, breve, divertido e despretensioso, cola lá na Mariana ;)

Livre Mente
Isabela Xavier
Independente
Resenha completa aqui

Na época de minha primeira leitura, sei que me identifiquei pouco, evocando mais da empatia, mas gostei da seleção de Livre mente; já nesta segunda leitura, sentei com Isabela e ela imprimiu em diversos poemas o que venho me dando conta. Sabe quando você pausa um pouco a vida para entender o que tá acontecendo? Que é preciso desacelerar? Desse jeito. [...] Isabela não corre atrás do etéreo, nem do fantasioso; nem da crítica, tampouco do sentimentalismo, só do ser interior, que por si só, já se transborda. [...] Momentos de transição nos pedem uma compreensão que não temos, mas que precisamos fazer florescer e crescer. Se você entende do que tô falando, sabe o que procurar; se não entende, fica para uma próxima ;)


O ar da cidade liberta
Lívia Martins
Independente
Resenha completa aqui

Imagino que uma sinopse dessa já te faça imaginar toda a história, começo, meio e fim, algo muito conhecido pela cultura afora, mas Lívia aqui te engana direitinho. O ar doce desse clichê se esvai tão logo os pontos se cruzam. Não é uma história de donzelas, tampouco ingênua. [...] O conto tem um desenvolvimento daqueles que mais conta do que mostra e a autora poderia explorar bem mais, mas nada disso prejudica sua impressão pelo enredo. Sente-se que Lívia queria entregar aquele fim e só.



O chamado da floresta
Jossi Borges
Independente
Resenha completa aqui

Jossi coloca elementos muito conhecidos da literatura fantástica, porém, com um toque singelo, ingênuo e despretensioso. Geralmente se pensa no curupira como uma figura travessa e sempre tão à margem nas histórias. Jossi o coloca de maneira repaginada, o que é um bom conflito e arranjo para a trama. [...] Achei bacana que a Jossi não deixou de explorar outros conflitos, escolha que muitos contos por aí deixam a desejar. A corroborar, sua escrita é leve e serena, o que deixa a leiturinha um amorzinho para fim de noite, descanso e muitos sonhos.



Mercadores da morte
Sandy Lima
Editora Saramandaia
Resenha completa aqui

O livro é muito bem construído e narrado e a estória bem amarrada. O que mais me chamou a atenção foi o detalhamento a respeito do Sub Mundo, as lendas, as histórias, como tudo se encaixa e é bem explicado, mas sem ficar aquela coisa que se delonga por páginas e páginas e deixa o leitor cansado. [...] Então se você curte livros com temática sobrenatural, com uma história bem traçada e quer dar um tempo nos enredos de vampiros, lobisomens e afins, pode se entregar a essa leitura!




O retorno de Maria Metálica
Lorena Rocque (parceira <3)
Chiado Editora
Resenha completa aqui

Se vocês gostaram do início das aventuras dessa marciana, só tenho a dizer que a continuação é bem melhor do que o primeiro volume. Tenho preconceito com continuações, mal de Disney (eles não sabem fazer continuações para os clássicos - minha opinião), mas achei incrível a evolução da saga e aguardo a continuação para ver onde essas páginas vão me levar. A revisão fez um trabalho melhor do que no primeiro volume, afinal as ideias de Lorena para essa trilogia é ótima só precisou de uma lapidada nesse diamante bruto.


O Quebra-Nozes – grandes clássicos do balé em quadrinhos
Jorge Marcos Costa e William Romão Costa
Instituto Passo de Arte
Resenha completa aqui

Gosta de Graphic novel? Gosta de balé? Já imaginou os dois juntos? O Instituto Passo de Arte está com esse projeto muito interessante de levar os grandes clássicos do balé para as páginas das graphic novels (histórias em quadrinhos). [...] O resultado ficou impressionante, as ilustrações foram baseadas em fotos e nas coreografias reais d´O Quebra-Nozes.
[...] O intuito, além de popularizar a história, é ser um material de referência para estudantes da dança. O formato de graphic novel facilita a leitura para crianças, mas não só elas, os adultos também que poderão ter o recurso visual para que todo o pano de fundo por trás desse clássico seja mais claro.

Abner e a história (ainda) não escrita
Daniel Wu (parceiro <3)
Independente – formato facebook interativo
Resenha completa aqui
Leia GRATUITAMENTE aqui

O que Daniel construiu foi uma história muito rica. A ambientação, os detalhes, as ilustrações, os trechos em destaque, tudo um primor só. A trama e os conflitos também não deixam nada a desejar, estão bem conciliados. O autor vira e mexe muito nessa questão da aceitação e das escolhas. Na verdade, Abner e a história (ainda) não escrita respira escolhas. [...] E as referências? Muita tiradinha, perspicácia e até conspiração. Wu faz um redemoinho delas, vez e outra quebrando um clichê ou retomando um em suas intervenções... Há sempre um toque sobre algo ser real ou duvidoso. Dá aquele feel de que é uma animação pra criança, mas são os jovens e os adultos que realmente pegam a sacada.
Abner e a história (ainda) não escrita me impressionou bastante em toda a desenvoltura. Quantos caminhos! Quanta criatividade! E quanta curiosidade de espiar os outros lados da história hehehe

Minhas palavras – relatos e poemas
Raquel Morelli (parceira <3)
Editora AM2
Resenha completa aqui
 
[...] apesar de não traçar um começo e contar sequências, em Minhas Palavras você encontra vários momentos específicos da vida de Raquel. Lê-los é como ler diretamente os pensamentos que ela guarda acerca deles. Lê-los é folhear um diário.
Inseguranças, expectativas, paixões, ingenuidades... transições. Em vários textos há essa vida acontecendo e o sentimento de que temos que seguir junto, independente de preparo, seguir para as aventuras prometidas, como sair do conforto do lar para estudar em outra cidade, e ver o que acontece, se o brilho permanece, que sensações novas e/ou conhecidas surgirão. [...] Minhas Palavras é um livro leve e corriqueiro, para as instâncias de transição, para minutos de espera, to stop and stare (diria o One Republic).


100 cartas de uma saudade
Ricardo Tagliaferro (parceiro <3)
Editora Autografia
Resenha completa aqui

A proposta do livro é muito interessante, em conhecer o personagem por meio das cartas que ele escreve. No entanto, achei o personagem tão fraco que não fiquei comovida pela história dele. Pelo contrário, pensei: “Bem feito, ninguém mandou ser trouxa”. [... ]Esse livro com certeza não foi feito para ser amado por todos, mas para nos mostrar que o amor nem sempre é perfeito. O amor dói, o amor machuca, o amor é estranho, mas ainda assim é amor.


Recorte!
Talita Guimarães
Pod Editora
Resenha completa aqui
com direito a music trip <333

Para o leitor, é entregue pouco mais de 90 textos para serem lidos dose a dose. A cada pausa, dez, quinze, vinte folhas; a imersão é de vários mergulhos. O toque singelo que perpassa as páginas simplesmente me ganhou. E as percepções, claro, o olhar míope, aquele embaçado, mas imaginativo, deslumbrado e satisfeito. Talita transita pelo sensorial de maneira magnífica; é um puro exercício de contemplação. Senão, de resgate. E não só de beleza vive o mundo. Os não-recortes transitam agridoces.
[...] Recorte! é, por fim, um bom companheiro de busão, metrô e outros transportes urbanos, lugares que você pode sentar, folhear e ler a vontade enquanto a vida corre solta. Pra mim foi uma das melhores leituras do ano.

O anel de Nibelungo
Gabriel Lacerda
Edições de Janeiro
Resenha completa aqui

Gabriel Lacerda pegou uma aventura tão antiga e com habilidade recontou com a maestria de um avô colocando seus netos para sonhar com aventuras tão fantásticas quanto a desse livro. De leitura leve para um mito tão complexo e rico em ilustrações que inspiraram até os maiores autores de fantasia, com certeza é um que vale à pena ser lido pelos fãs da fantasia.
As ilustrações são de Arthur Rackham, um artista espetacular que influenciou gerações com sua forma de retratar mitos, lendas e contos de fadas. Só como exemplo, suas ilustrações podem ser encontradas em versões históricas dos livros dos Irmãos Grimm, Andersen e até mesmo Allan Poe.


Veja outras retrospectivas aqui

comentários

  1. Você está em dificuldades financeiras? Você precisa de um empréstimo para limpar seus débitos? Se você quiser aumentar suas finanças? Você é um empresário que quer his / expandir seu negócio. Aqui você deve entrar em contato com um verdadeiro herói, confiantes e eficazes empréstimos de crédito credor. Eu aprendi o indivíduo e o governo um alto retorno para nós.

    Os serviços incluem:
    * Empréstimos pessoais (Secure e quirografários)
    * Empréstimos de negócio (Secure e quirografários)
    * renovação
    * Empréstimos Inventor
    * Auto empréstimos
    etc ..
    Por favor, volte para nós, se você estiver interessado, via: ramzanhelp31@gmail.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato