segunda-feira, 29 de maio de 2017

Resenha: “Desencontros e Desencantos” (Nathália Batista)


Por Kleris: D&D convida qualquer um à distância pela sua bela capa; parece um magnetismo. O mesmo pode-se dizer da história de amor essencialmente romântica que Nathália nos conta. Como já se entrega no título, a trama é marcada pela mágoa, rancor e muitos enganos. 
[...] mas não poderia negar que guardava trevas dentro de si mesma, e nem fazia qualquer esforço para afastá-las, queria manter o ódio aceso para nunca mais fazer papel de boba com ninguém.

Neste romance de época, Suzanne é uma dama de companhia da família Hampton, que, de uma hora para outra, lhe é dada a oportunidade de debutar, como hóspede agregada da matriarca. A Sra. Hampton sempre teve uma relação difícil com a filha, Veronika, tendo mais respeito e carinho por Suzanne, o que vem a conturbar ainda mais o relacionamento entre as três.

Desde o início, se sabe, Sra. Hampton está adoentada, não aguentará por muito tempo, precisa deixar suas meninas bem amparadas. Veronika, apesar do grande dote, não é uma dama lá muito respeitosa ou de modos, diferente de Suzanne, quem, sem título algum, logo desperta a atenção da sociedade no primeiro baile. Mais precisamente do marquês Alexander Radcliff. Logo está armada toda a disputa, intriga e uma sede de vingança. Veronika não medirá escrúpulos para acabar com Suzanne.

Sob aviso da autora, de que o livro tem erros no texto e revisão, desliguei este tópico de meu criticismo para me deixar levar pela história. De escrita leve e fluída, Nathália se preocupa em descrever o visual, além de pontuar bem os sentimentos em cena; por outro lado, diz muito, a ponto de entregar os pontos da trama, sem mesmo permitir que o leitor tenha tanto suas conclusões. Deste modo, o enredo segue bem aquela ideia de meios para um fim, com diversos segredos e reviravoltas. Por conseguinte, isso é sentido na condução da história, em que ora é súbita, ora se alonga, sem muito equilíbrio de cenas ou fases. 
Naquele dia haviam nuvens, não apontavam para uma tempestade iminente, mas contrastavam com as cores fortes do verão. O verde das copas das árvores, as flores que atapetavam os campos, mas nada disso era o foco da atenção de Alexander. Enquanto escutava o barulho das rodas da carruagem que atritavam com os pedregulhos do caminho, sentia que esse rumor ressoava em seu coração como num borbulhar de sentimentos até então incompreendidos por ele. 
Inesperadamente, os acordes iniciais de uma sonata de Mozart saturaram de harmonia o grande salão de festas. Era Suzanne, graciosa e feliz, percutindo as cordas de um valioso Broadwood. Aos poucos, as pessoas do outro salão começaram a se aproximar do local em que estava o pesado e volumoso piano. Quando concluiu a execução da melodia, aplausos ecoavam demoradamente no ar, expressando o agrado da plateia entusiasmada pela surpreendente performance da jovem instrumentista.

Também, em favor destes fins, aqui reina o maniqueísmo. Não consegui me apegar nem à mocinha, nem ao mocinho. São tão ingênuos que se deixam levar tão por qualquer deslize ou tramoia. Faço uma menção honrosa, no entanto, ao Duque de Underwood :)  

Neste romance de estreia, Nathália nos oferece uma leitura razoável de uma ou duas sentadas e demonstra que tem potencial em sua escrita. Desencontros e desencantos é, assim, indicado para tardes chuvosas e/ou preguiçosas. Curou minha ressaca literária ^^ 
Temia esses pensamentos, porque não tinha certeza de nada, mesmo assim se permitia pensar nisso, em raros momentos. Todavia, ainda que nunca falasse para ninguém sobre seus sonhos, jamais deixaria de sonhá-los.

Confira o booktrailer!



Você pode encontrar o livro no site da editora Chiado ou na Livraria Cultura
Ou diretamente com a autora aqui
Confira os primeiros capítulos no Wattpad
Adicione no Skoob


Até a próxima!

Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato