Por Stephanie: Antes de Tudo Acabar é um YA contemporâneo nacional escrito pela autora Mary C. Muller, que conquistou mais de 2 milhões de leituras no Wattpad e conseguiu lançar seu livro físico pela Editora Planeta em 2017. A história tinha tudo pra dar certo, mas alguns deslizes acabaram comprometendo minha experiência com a obra.
Rafael é o protagonista do livro, um adolescente considerado “esquisito” que tem uma paixonite pela sua melhor amiga, Anne, uma menina linda que usa tênis de cores diferentes e compartilha todos os momentos com ele. A relação é abalada após Anne começar um novo relacionamento amoroso, e tudo começa a desmoronar a partir desse acontecimento e de outras situações que se desenrolam ao longo do livro.
Era triste imaginar uma rotina toda baseada no fingimento, todos agindo como se estivesse tudo okay e normal. Todas aquelas máscaras de Coringa, cheias de sorrisos, quando por dentro não aceitavam a forma como as coisas eram.
No início eu estava gostando bastante da leitura porque ela me trouxe um sentimento de nostalgia. Os momentos que Rafa passa com Anne fazendo coisas banais como lanchar no McDonald’s, ficar de bobeira em casa ou matar aula para ficar conversando me lembraram muito da minha época no Ensino Médio, uma época que pode não ter sido a melhor da minha vida mas que gosto de revisitar às vezes.
A autora aborda relações bastante complicadas no livro, já que Rafa tem uma mãe alcoólatra e um pai que começou uma nova família com a amante, e Anne tem um pai abusivo e começa a namorar um cara mais velho que pode não ser tão legal quanto aparenta. Acho que incluir estes relacionamentos foi uma forma que Mary encontrou de mostrar que qualquer um pode passar por situações difíceis e que é importante ter amigos com quem contar quando o fardo fica muito pesado.
Alguns dos outros assuntos abordados envolvem homossexualidade, estupro, automutilação e bullying. Acho que todos têm importância e é super válido encontrar estes debates em livros para jovens, mas acredito que Mary tentou incluir muita coisa em seu livro e acabou se perdendo um pouco, focando no que era menos interessante: a paixão de Rafa por Anne.
Rafa muitas vezes soa reclamão e egoísta, exigindo de Anne algo que ela não pode oferecer a ele. E isso foi irritante de acompanhar pois ele só pára de agir assim quando um novo interesse amoroso aparece, lá pela metade do livro. De repente ele só tem olhos para a nova garota e começa a agir de modo bem frio com aquela que um dia já foi sua melhor amiga.
No geral, o livro é bom, tem uma capa linda e vale a pena pra quem busca algo despretensioso e fácil de ler. Quem gosta de temas pesados pode não ter uma boa experiência, já que não vai encontrar estes temas sendo tratados com muita profundidade na obra.
Antes de tudo acabar, a gente aprende a ser quem é.
Até a próxima, pessoal!
Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta
0 comentários
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!
Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D
Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com