sexta-feira, 20 de abril de 2018

Resenha: “O Novo Líder - Novas regras para uma nova geração” (Lindsey Pollak)

Tradução de Denise de Carvalho Rocha

Por Kleris: Sabe aquela sensação de ter encontrado um livro raro? De que o livro em mãos vale ouro? Essa foi definitivamente minha sensação enquanto lia o da Lindsey Pollak. Já li uns variados na área e nenhum foi tão abrangente, pontual e significativo como este. Foi com certeza um dos melhores livros de não ficção e empreendedorismo de 2017. Já considero Pollak uma grande amiga! 
Este livro é pra você que dá seus primeiros passos como líder. Minha missão é fornecer absolutamente todas as informações e orientações ao meu alcance, combinando o melhor dos conselhos do passado com as dicas recém-saídas do forno a respeito das últimas tendências, e um punhado de previsões sobre o que você precisará fazer para continuar prosperando no futuro. Além de uma extensa lista de conselhos sobre liderança, eu também vou oferecer minhas melhores estratégias de gestão para turbinar a sua carreira.

O Novo Líder não é apenas mais um livro sobre liderança ou maneiras de como se formar um. O novo líder já existe e está aí, andando com você, discutindo planos com você, se divertindo com você. O novo líder vem da Geração Y, que será a geração a substituir aqueles que já estão se aposentando (em sua maioria, baby boombers). Se você ainda não entendeu do que estou falando, pode deixar que a Lindsey te inteira de tudo deste assunto (tradicionalistas, baby boomers, geração x, geração y, etc). 
Os conselhos de liderança do passado simplesmente não são suficientes para prepará-lo para as realidades complexas de hoje. 
Tornar-se líder em tempos de mudança demográfica significa que você vai precisar desenvolver suas habilidades de comunicação e gestão de pessoas para lidar com profissionais de várias gerações, que têm diferentes expectativas e estilos de trabalho. 
A principal razão por que, hoje em dia, todo mundo está falando sobre as diferenças entre gerações é o fato de que, pela primeira vez na história, quatro gerações estão compartilhando o local de trabalho ao mesmo tempo. (É verdade; não são apenas os baby boomers e os milênios que estão brincando na mesma caixa de areia.)

Porque Lindsey fornece um excelente panorama do mercado de trabalho com bases teóricas e práticas. Além de dissertar sobre o assunto, há inúmeros estudos de caso para exemplificar, com insights, notas e testes, também para auxiliar na análise de nosso próprio desempenho. Tal abordagem, distribuída por grandes áreas (como desenvolvimento pessoal, relacionamentos, comunicação, profissionalismo) constrói uma visão bem completa de quem é esse novo líder – o que faz, como faz, por que faz, por que não faz. 
A sua capacidade de liderar outras pessoas começa, antes de tudo, com a sua capacidade de liderar a si mesmo. Você pode se surpreender ao constatar quantas páginas vai ter de ler aqui antes que eu comece a falar sobre gerenciar sobre outras pessoas. Isso é porque você será um líder muito, mas muito melhor para outras pessoas se primeiro passar algum tempo aprimorando o seu conhecimento, a sua mentalidade e a sua atitude. Se esses elementos não forem negligenciados, o resto acontece naturalmente.

Acho que o que mais gostei na leitura foi o tom sincero e humilde de Lindsey. Ela tem uma escrita ótima – clara, dinâmica, despretensiosa, presente, iluminadora, empática – que faz você mergulhar de fato no contexto e se pegar maravilhada pelo que está vendo e reconhecendo. As dicas são valiosíssimas, coisas que você só condensaria após um longo processo de coaching – o que não é errado ou dispensável, apenas digo que pode entregar muito mais e te dar uma direção antes de começar qualquer coisa, ou pelo menos te fazer entender porque seria necessário apostar nisso.

Semelhante a esse trabalho, até então, só conhecia o empenho do brasileiro Gabriel Goffi, CEO de uma startup de performance e negócios exponenciais – o desenvolvimento High Stakes. Não sei dizer se eles bebem da mesma fonte, mas com certeza são os líderes que valem a pena, neste momento, acompanhar e aprender. Sendo assim, deixe lápis, borracha e marcadores adesivados de prontidão, pois vale fazer muitos destaques e notinhas no pé da página.

Se você é ou não da Geração Y (milenium), um jovem profissional ou não, não importa. O livro O Novo Líder veio para sintetizar esse cenário, promover a boa convivência entre quem tá saindo e quem está assumindo as responsabilidades, e te dar um SUBSTANCIAL CONHECIMENTO sobre como crescer na área. É, assim, um formidável livro de cabeceira.

RT TOTAL nesse texto de contra-capa!

Aliás, diria que Lindsey Pollak é a Brené Brown do mundo empresarial. Seria de explodir a cabeça vê-las juntas lidando com algo tão extraordinário quanto o espírito empreendedor. Mas que seria ótimo, ah, seria.

Recomendadísssimo! 
Mais do que qualquer outra coisa, eu acredito que a liderança comece dentro da pessoa, com o modo como ela encara o mundo e seu desejo de fazer algo bom por ele.


Curta o Dear Book no Facebook
Siga @dear_book no Twitter e @dearbookbr no Instagram

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato