Tradução: Eliana Sabino
Sinopse: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.
Por Jayne Cordeiro: Esta é a nova edição do livro A Bússola de Ouro que faz parte da trilogia Fronteiras do Universo. Decidi ler esse livro por causa da série de Tv His Dark Materials, da HBO, que me conquistou só com um capítulo. Já tinha assistido a primeira adaptação do livro para o cinema, com Daniel Craig e Nicole Kidman, anos atrás, mas a coisa não tinha vingado. Mas dessa vez, houve vários elogios a adaptação para a TV, então fui atrás do livro. Termino esse parágrafo dizendo o como gostei da capa dessa edição. Simples, mas bonita e tudo a ver com a história.
E vamos lá. Temos aqui um livro de fantasia que consegue ser bem realista e maduro, apesar de ter uma criança como protagonista. Tirando a história dos dimons, bruxas e ursos que falam, tudo mais é bem realista, e tem uma conversa tão profunda, que as vezes eu esqueço que se trata de um livro de fantasia. O enredo trás o debate entre religião e governo, de uma forma bem interessante e sem parcialidade. Fala sobre ditadura, regras sociai arcaicas, sobre estrutura social...tudo isso em um livro que parece infanto juvenil, mas que qualquer adulto lerá e ficará entretido.
Os personagens são muito complexos, principalmente Lyra, Sra Coulter e Lorde Asriel, que me causa sentimentos bem contraditórios. E acredito que a ideia é exatamente essa. Temos aventura, ação, magia, e um enredo cheio de detalhes, que vai levando o leitor a sempre questionar o que vai acontecer. A escrita do autor é série, mas não menos cativante e simples. O final é impactante e deixa várias coisas em aberto para serem continuadas no próximo livro, que já fique super curiosa para ler. Para mim, é um ótimo livro de fantasia, que vale a pena ser lido.
Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta