sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Resenha: "Daqui a cinco anos" (Rebecca Serle)

Sinopse: Onde você se vê daqui a cinco anos? Dannie Kohan sabe exatamente o futuro que deseja e o que deve fazer para conquistá-lo. Depois de arrasar na entrevista para seu emprego dos sonhos em um dos maiores escritórios de advocacia de Nova York e de ser pedida em casamento pelo namorado, ela vai dormir com a certeza de que está no caminho certo para realizar todos os seus planos.
Quando acorda, entretanto, ela está em um apartamento diferente, com outro anel de noivado no dedo e um homem que nunca viu antes ao seu lado. A televisão mostra que é a mesma noite — 15 de dezembro —, mas cinco anos no futuro.
Depois de uma hora intensa e chocante nesse cenário, Dannie acorda de novo, de volta ao presente, como se nada tivesse acontecido. Profundamente abalada e sem entender o que houve, ela decide acreditar que foi apenas um sonho, por mais realista que tenha sido. E parece funcionar. Isto é, até quatro anos e meio depois, quando Dannie encontra o homem que viu naquela noite inusitada.
Ao mesmo tempo divertida e emocionante, Daqui a cinco anos é uma história sobre lealdade, amor, amizade e a natureza imprevisível do futuro.

Por Stephanie: É difícil ler a sinopse de Daqui a cinco anos e não ficar com vontade de ler. Eu sou apaixonada por qualquer temática que envolva universos paralelos, viagem no tempo ou premonições, e foi isso que esperei do novo livro de Rebecca Serle. Além do aparente romance, é claro. Mas, ao terminar a leitura, senti que não encontrei nada do que esperava, e que aquilo que a autora entregou foi um pouco decepcionante.

A primeira coisa que não me agradou muito foi a escrita. As descrições excessivas de roupas e grifes, bem como o vocabulário da protagonista, me fizeram achar que Rebecca era uma autora inexperiente e que esse livro era, na verdade, para o público jovem adulto – e nenhuma dessas suspeitas se confirmou. Felizmente, o tom simplista da narrativa vai diminuindo ao longo da história, mas as descrições de peças de roupas ainda persistem (e seguiram me incomodando).

Não posso falar muito do enredo sem revelar spoilers, mas o que posso dizer é que dificilmente o leitor irá encontrar o que espera, porque acho que a sinopse dá uma ideia diferente daquilo que a autora desenvolve em sua obra. Em resumo, o romance romântico fica de lado para dar espaço a um outro tipo de relacionamento.

Por um instante, esqueço do futuro que vi. Prefiro me deixar levar por este presente sólido e inquestionável.

A partir do momento em que o verdadeiro enredo dá as caras, eu pude prever muitos dos acontecimentos, o que nem sempre é interessante quando a intenção do autor claramente é a de surpreender. Não me levem a mal, eu reconheço o esforço de Rebecca em tentar fazer algo diferente, mas achei toda a construção da história um tanto quanto anticlimática.

Por falar em construção, é justamente o ponto principal que me fez não comprar a ideia que a autora desenvolveu. Acredito que com um trabalho inicial melhor (como um prólogo, por exemplo), me convenceria melhor da tal relação entre os personagens, que, como já disse, não posso explicar melhor para não revelar nada de importante.

Acredito que Daqui a cinco anos possa sim agradar e emocionar muita gente, principalmente quem se surpreender positivamente com os rumos que a história toma. Alguns dos conflitos são interessantes e é um livro muito rápido de ler, por isso indico sim a leitura para todos que tiverem curiosidade. A surpresa pode ser positiva, no fim das contas.

Agora vejo como o amor estava tão presente na minha vida que eu podia me dar ao luxo de não pensar a respeito.

Até a próxima, pessoal!

Curta o Dear Book no Facebook
                                                                    Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta 

0 comentários

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós! Pode parecer clichê, mas não é. Queremos muito saber o que achou do post, por isso deixe um comentário!

Além de nos dar um feedback sobre o conteúdo, contribui para melhorarmos sempre! ;D

Quer entrar em contato conosco? Nosso email é dear.book@hotmail.com

 
Ana Liberato