Tradução: Mariana Kohnert
Sinopse: Implacável. Sedutora. Letal. A Assassina de Adarlan é tudo isso. Em A lâmina da Assassina, historias de Trono de Vidro conhecemos Celaena, sua fama ultrapassa os muros de Forte da Fenda, mais brilhante que as torres do castelo de vidro, onde o usurpador governa com mão de ferro o destino de todos em Erilea.Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria.Seu caminho rumo à fama estava escrito nas estrelas, sob a bênção da constelação do cervo branco, o Senhor do Norte, o mítico espírito de Terrasen.Não à toa Celaena Sardothien é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras. Assim comotambém o é seu estranho código de honra. Seu aguçado senso de justiça. Única, ela foi criada nas sarjetas. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e pelo próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda a sua tripulação; o encontro com uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários - o próprio coração.O livro se desenvolve através de cinco histórias, que fluem diretamente uma para a outra e, juntas, contam a história dos eventos que levaram Celaena até onde ela está no começo de Trono de Vidro. É definitivamente uma oportunidade de conhecer a protagonista em um nível muito mais profundo.A lâmina da Assassina é o pacote completo do gênero de fantasia. Repleto, aventura, drama e romance. Tem todos os elementos que os leitores da série Trono de Vidro adoram e uma história cheia de ação e reviravoltas.
Por Jayne Cordeiro: "A Lâmina Assassina" é um livro de contos que faz parte da série Trono de Vidro. Ele foi o terceiro livro lançado, apesar de se passar antes do primeiro livro da série. Na nova edição lançada pela Galera Record, ele é considerado o 0.5 da série. Uma dúvida comum é exatamente quando ler este livro, antes de tudo ou depois do segundo livro, seguindo a ordem de lançamento. Sendo bem sincera, você pode fazer das duas formas, sem erros. Eu sempre prefiro seguir a ordem de lançamento, e para mim foi uma boa experiência ler ele depois, porque passei os primeiros livros na especulação, e então, tive algumas coisas esclarecidas com esse livro. Essa sensação de conseguir uma resposta foi bem legal, mas percebi que também poderia ter lido ele antes, e isso não daria nenhum spoiler ou problema lá na frente.
Uma surpresa sobre esse livro, é que eu imaginava como uma obra com contos aleatórios, mas não é assim que acontece. Os contos acontecem em ordem cronológica, e são fundamentais em mostrar algumas relações que a protagonista possui ou possuiu com outros personagens. É um livro bem interessante, e para quem já leu os dois primeiros livros da série, ele acaba caminho para uma resolução que o leitor já imagina, e acompanha receosamente. Talvez aí esteja o maior benefício de ler ele, antes da série principal.
Mas o livro é muito interessante, e você não consegue parar de ler. Uma qualidade de todos os livros que já li, dessa autora. Os contos são bem diferentes e cada um tem seu objetivo. O primeiro é dinâmico e com sua dose de ação. O segundo é mais devagar, mas pode ter um papel importante lá na frente. O terceiro, é um ponto de ruptura para o futuro da protagonista, e os dois últimos são os mais tensos, e que faz o leitor querer roer as unhas e saber onde tudo vai dar.
Em termos de livros de contos, de séries, esse foi o melhor que eu já li. Muitas vezes esses livros são para mostrar o "pós", mas esse aqui é para o "antes". E ele tem um pouco de tudo: romance, ação, suspense, intrigas e surpresas, como sempre vemos nos livros da Sarah. Para quem nunca leu, por achar que era um desperdício de tempo ou dinheiro, leia, porque o livro é muito bom, e faz parte da série.